Detox digital: aprenda a se desligar das redes sociais
Denise De Micheli, pesquisadora do impacto das mídias digitais em adolescentes, e Luciana Tranchesi, influenciadora digital, te dão catorze dicas
> Organize um levantamento de quanto do seu dia é dedicado ao celular e que gatilhos fazem você correr para ele. É o Instagram? O WhatsApp? Em que momentos o utiliza mais?
> Analise quanto desse tempo realmente foi usado para trabalho ou outras comunicações essenciais.
> Daquilo que você classificou como trabalho, avalie se eram contatos ou respostas urgentes ou se poderiam esperar até o dia seguinte. Vivemos em um mundo de emergências que, olhadas com atenção, são ilusórias.
> Smartphones e seus aplicativos são desenhados para fazer a gente sentir mais e mais vontade de ficar grudado na tela. Cada nova mensagem ou lote de curtidas se traduzem em nosso corpo em uma descarga de dopamina, substância química que ativa os sensores de prazer do cérebro. Assim, ficamos viciados.
> Uma vez identificada a necessidade real de usar o celular, defina momentos do dia para ficar longe dele. Quanto mais ao alcance da mão seu aparelho estiver, maior o tempo que ele roubará de você. Comece com uma hora sem a tecnologia e vá aumentando.
> Aos poucos, vá apagando aplicativos de redes sociais. Isso limitará o uso a momentos em que estiver no computador.
> Configure seu celular para enviar respostas automáticas às mensagens que recebe. Mesmo que apenas em parte do dia e, sobretudo, se for dirigir. A notificação de um singelo SMS pode ser o gatilho para você perder hooooooras conferindo seus likes e matches.
> Aliás, desabilite o máximo possível de notificações. Cada vez que uma delas interrompe uma atividade sua, seu cérebro volta à estaca zero da atenção.
> Poucas coisas roubam tanto tempo quanto grupos de WhatsApp. Faça uma limpa.
> Desenvolva nos seus filhos o hábito de, nem que seja meia hora por dia, concentrar-se apenas em você (e você neles, é claro).
> Caso sua profissão envolva o celular ou as redes sociais, lute para definir horários. Senão, sua vida será falar de trabalho 24 horas por dia.
> Convença um familiar ou amigo a tentar o detox com você. Um apoiando o outro costuma diminuir o risco de recaída.
> Pessoas associam momentos de descanso e relaxamento a abrir o Facebook. Tente analisar se, após entrar na rede social, você se sente melhor ou mais angustiado.
> De tempos em tempos, vale desabilitar a reprodução automática da Netflix. Assim, você decide se quer emendar o episódio seguinte ou usar aquele tempo para outra atividade.