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Caos em Guarulhos: voos de 3 companhias aéreas atrasam ou são cancelados

Problema no sistema do aeroporto e cancelamento de todos os voos de empresa pegaram os passageiros de surpresa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 dez 2021, 14h32 - Publicado em 20 dez 2021, 14h15
Cumbica - aeroporto de guarulhos
Saguão do Aeroporto de Guarulhos (Mario Rodrigues/Veja SP)
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Passageiros que tentam embarcar no Aeroporto de Guarulhos enfrentam diversos problemas nesta segunda-feira (20). Um problema nos sistemas do aeroporto e o cancelamento de todos os voos da empresa Itapemirim causaram tumulto no terminal aéreo.

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Voos da Latam e da Gol sofreram atrasos por conta de uma falha no sistema de iluminação de uma das pistas do Aeroporto. A Gru Airport informou, por nota, que já reparou o problema.

O caso da Itapemirim, no entanto, é mais grave. A empresa cancelou todas as passagens aéreas de fim de ano sem nenhum aviso prévio, incluindo as que sairiam de Guarulhos, Cumbica e qualquer outro aeroporto. O Procon-SP notificou a empresa e uma multa de até 11 milhões de reais pode ser aplicada. Segundo o órgão, todos os passageiros que sofreram com o problema devem entrar no site do Procon e registrar uma reclamação.

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Não se trata de cancelamento de voo por motivo de força maior, como, por exemplo, em decorrência das condições climáticas. Neste caso, é intrigante que uma empresa que acabou de ser aberta feche suas portas e prejudique tantos passageiros. Precisamos entender por qual motivo foi autorizado o funcionamento e, em seguida, a companhia suspende as operações sem dar nenhuma satisfação aos seus clientes”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

A Gol afirmou que trabalha para minimizar os transtornos causados aos passageiros que tiveram o voo adiado e a Latam diz estar regularizando a operação.

Já a Itapemirim afirmou que vai reembolsar todos os passageiros e vai dar prioridade no atendimento dos que estão fora de sua cidade de origem. Orientou também que os passageiros com voos programados não tentem realizar ckeck-in e não compareçam aos aeroportos. Para o reembolso, é necessário enviar um e-mail para reembolso@voeita.com.br, com o nome completo e o número do localizador da reserva. A empresa teve na sexta-feira (17) o Certificado de Operador Aéreo, o documento principal para regulamentação de uma companhia área, suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

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