Amigos de britânica desaparecida acreditam que ela estava sem dinheiro e não chegou ao Rio
Pai de jornalista Charlotte Alice Peet está a caminho do Brasil para acompanhar investigações; ela viajou sem avisar a família

Amigos da jornalista britânica Charlotte Alice Peet, de 32 anos, desaparecida desde o dia 8 de fevereiro no Brasil, disseram acreditar que ela nunca chegou ao Rio de Janeiro. Em seu último contato com a família em Londres, ela informou que estava saindo de São Paulo de ônibus com direção ao Rio, mas desde então familiares e amigos não conseguiram mais contato com a inglesa.
“Aparentemente ela não tinha nenhum dinheiro quando desapareceu. Acreditamos que ela nunca chegou ao Rio”, disse uma amiga, que não quis se identificar.
O pai da jornalista, Derek Peet disse à Sky News que sua filha veio para o Brasil sem contar à família. Ele na entrevista disse estar muito preocupado com a situação. Ele está a caminho do Brasil, informou a amiga de Charlotte.
“Ela foi então rastreada até o Aeroporto de Gatwick e descobriu-se que ela havia embarcado em um avião para São Paulo, mas depois o rastro esfriou”, informou Peet ao Sky News.
De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o desaparecimento está sendo investigado pela 5ª Delegacia de Pessoas Desaparecidas do DHPP.
A jornalista chegou a pedir hospedagem a uma amiga do Rio antes de sair de São Paulo. Amigos disseram que a família está em contato com o Consulado Britânico, mas que estão muito preocupados com a situação. Eles também fizeram uma rede de comunicação entre amigos dela no Rio e São Paulo para buscar pistas sobre o destino da jornalista.
Charlotte é fluente em português e vive no Brasil desde novembro do ano passado, onde atua como jornalista freelancer para veículos internacionais. Ela viveu cerca de dois anos no Rio e voltou para Londres em 2023. Amigos e colegas relataram que ela é apaixonada pelo Brasil e pela sua cultura.
A Acie (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) também monitora a situação e divulgou uma nota sobre o desaparecimento de Charlotte.
“Fazemos um apelo às autoridades competentes para que intensifiquem as buscas no sentido de encontrar a jornalista britânica o mais rápido possível”, diz o comunicado.
Por meio de nota, a Embaixada Britânica no Brasil informou que está apoiando a família da jornalista e mantém contato com as autoridades brasileiras.