Enem 2025: aposte nesses assuntos que podem cair no exame
A professora Vera Antunes destaca que atualidades podem estar em questões interdisciplinares da prova
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e os candidatos precisam estar preparados para encontrar temas da atualidade nas provas. Nos próximos domingos, dias 9 e 16 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas, redação, Matemática e Ciências da Natureza.
Em todos os dias e em diversas áreas da prova, questões de atualidades podem estar presentes, de acordo com a coordenadora pedagógica e professora de geografia no Colégio Objetivo, Vera Antunes.
“Hoje, você tem um texto, não adianta só saber o que está naquele texto, você tem que ter tem que ter bagagem, ter realmente um conhecimento maior sobre cada assunto”, afirma.
A Vejinha perguntou para a professora quais são os principais temas da atualidade que podem estar presentes na prova.
Atualidades no Enem 2025
Conflitos no Oriente Médio: assunto como a escalada da violência na guerra na Faixa de Gaza, o grupo terrorista Hamas e a atuação de Israel na região são mencionados por Vera.
Norte e Sul Global: tema de questões nos vestibulares deste ano da Unicamp e da Unesp chamam a atenção para possíveis abordagens no exame nacional. A professora conta que o assunto pode ser abordado com mapas ou textos.
COPs: com a edição do evento climático deste ano em Belém (PA), a discussão sobre a importância dessas conferências também pode ser alvo de questões na prova, na visão da professora.
Meio ambiente: no mesmo recorte, o tema ambiental também deve ter uma atenção especial dos candidatos. A transição energética e descarbonização, por exemplo, pode ser contexto para uma pergunta interdisciplinar de geografia, química e física.
Censo 2022: Apesar dos dados terem sido coletados há 3 anos, os relatórios sobre comunidades tradicionais começaram a ser publicados no ano passado e ainda estão sendo divulgados. Além disso, a questão do envelhecimento da população brasileira é um típico tema da prova.
Guerra no Sudão do Sul: A professora ressalta o conflito no país do continente africano que acontece desde 2023 e pode ser considerado uns dos mais graves no mundo atualmente. Além disso, Sudão do Sul possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo.
Dicas para fazer uma boa prova
Uma característica específica do Enem é a sua demanda para leitura de textos, especialmente, no primeiro domingo de prova, em que caem Linguagens e Ciências Humanas. “O mais importante é estar bem alimentado e descansado”, aconselha a Vera.
A prova do Enem exige tanto o conhecimento teórico quanto uma leitura atenta e crítica das questões. Um dos pontos destacados por ela é a importância de entender como a pergunta está sendo formulada e qual informação está pedindo.
Por fim, o candidato deve poder contar com o apoio familiar e com sua autoconfiança para realizar uma boa prova.





