“Breaking Bad paulista”? Polícia prende 60 suspeitos de produzir metanfetamina na capital
Foram detidos 32 chineses, 17 brasileiros, quatro nigerianos, quatro mexicanos, dois portugueses e um colombiano

O Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) realizou nesta terça-feira (17) uma operação para desarticular uma quadrilha envolvida na produção de metanfetamina, droga sintética conhecida como cristal.
Cerca de 280 policiais civis cumpriram 60 mandados de prisão e 101 ordens judiciais de busca e apreensão ao longo do dia. A maioria dos endereços era na área central de São Paulo e na região metropolitana.
De acordo com o Denarc, entre os presos estão 32 chineses, 17 brasileiros, quatro nigerianos, quatro mexicanos, dois portugueses e um colombiano.
A ação do Denarc ganhou o nome de Operação Heisenberg, uma alusão ao personagem Walter White, da série americana “Breaking Bad”. Na série, White é um professor de química que fabricava e vendia metanfetamina e usava o nome Heisenberg como pseudônimo.
De acordo com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo, a quadrilha contava com a participação de integrantes de uma facção criminosa atuante no Brasil. As investigações tiveram início neste ano. Em junho, na primeira fase, seis pessoas foram presas e dois quilos da droga apreendidos.
A continuidade das investigações levou os agentes do Denarc a descobrir as ramificações da quadrilha. Os envolvidos são investigados pela produção, distribuição e comercialização do estimulante sintético a partir de São Paulo.
Segundo a SSP, os envolvidos serão autuados pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e delitos conexos.