Candidatos ao governo de São Paulo debatem na Globo nesta terça-feira (27)
Será o último encontro antes das eleições do próximo domingo (2); nova pesquisa mostra avanço de Rodrigo e acirra ainda mais disputa para segundo turno
O último debate eleitoral reunindo os candidatos ao governo do estado acontece nesta terça-feira (27), na TV Globo, após a novela “Pantanal”. Mediado pelo jornalista César Tralli, ele reunirá os candidatos Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Elvis Cezar (PDT) e Vinicius Poit (NOVO).
+Quem é o adolescente do MBL que se envolveu em confusão com Boulos
O encontro acontece em meio a uma das mais acirradas disputas das últimas eleições para saber quem irá para o segundo turno. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (26) mostra evolução de cinco pontos percentuais do atual governador, que foi a 20% das intenções de voto, apenas um ponto percentual a menos do que Tarcísio, com 21% das menções dos entrevistados. Haddad tem 31%, dez a mais do Tarcísio.
No debate desta terça, mais uma vez o atual governador deve o alvo tanto de Haddad quanto de Tarcísio. Para a campanha petista, é melhor enfrentar o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) num eventual segundo turno do que Rodrigo. Por sua vez, Tarcísio, estacionado nas intenções de voto, já viu o tucano bem mais distante de seu retrovisor e teme que seja ultrapassado por ele.
+Laje desaba e deixa 12 feridos durante casamento em Itapecerica da Serra
O que dá esperança para Rodrigo são as pesquisas, que indicam que ele seria o vencedor da disputa se avançasse para o segundo turno, independentemente de quem fosse o candidato. No caso da sondagem da Genial/Quaest, ele bateria Haddad por 45% a 36% do petista, e ficaria com 40% se o adversário fosse Tarcísio, que pontua com 31% num eventual segundo turno.
Carol Vigliar (UP), Antonio Jorge (DC), Gabriel Colombo (PCB), Vinicius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) têm 1% cada. Edson Dorta (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram. Há ainda 11% de indecisos e 12% de brancos e nulos. A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre quinta-feira (22) e domingo (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada na Justiça Eleitoral com os números SP-03475/2022 e BR-04442/2022.
O debate
O debate será transmitido ao vivo pela TV Globo e terá cobertura no site e redes sociais da Vejinha.
+Prefeitura de São Paulo vai restituir parte do IPVA de carro elétrico
No palco, da esquerda para a direita, estarão Rodrigo, Tarcísio, Vinicius Poit (NOVO), Elvis Cezar (PDT) e Haddad.
O debate será composto por quatro blocos. O primeiro e o terceiro terão temas livres, e o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final, os candidatos fazem as suas considerações finais.
Cada candidato terá 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica. Já o candidato que responde terá dois minutos e 30 segundos, que poderão ser divididos entre a resposta e a tréplica, a seu critério.