Carnaval animado para a garotada
Entre bailes e oficinas, seis programas que prometem agitar os pequenos durante a folia
1. Bloco das Emílias e Viscondes
Iniciado em 2006 para celebrar os setenta anos da Biblioteca Monteiro Lobato, o projeto dedica-se a homenagear um personagem do escritor. Neste ano, Pedrinho assume o posto de destaque. As crianças desfilam acompanhadas por uma bateria, bonecões e uma chuva de confetes.
Helena Ritto e Cristiano Gouveia, da Cia. Prosa dos Ventos, transformam tradicionais marchinhas em histórias. O resultado deve ser uma divertida mistura de música e teatro.
A palhaça Rubra (Lu Lopes) é a responsável pela folia no Sesc Santana. Enquanto ela faz brincadeiras circenses, a Banda Matinê, com Chico Salém (violão), Henrique Alves (baixo), Eduardo Mantovani (guitarra), Chico Valle (percussão) e Giba Alves (bateria), toca temas típicos da época (90min).
+ “Os Saltimbancos” no Teatro Folha
+ Muita aventura em ‘Era T-Rex’
Um cortejo diferente toma conta do Sesc Pinheiros. Os manipuladores de bonecos Maria Alice Ferreira, Márcio Pontes e Marcelo Delilo têm a missão de levar os personagens da peça Histórias do Caixão do Zé para desfilar pela unidade. Nessa brincadeira com os monstrinhos, os foliões partem do 3º andar e seguem pelos demais espaços do lugar.
A festança é completa. Primeiro, a garotada monta suas fantasias com material fornecido pelo próprio museu (são quarenta vagas para a oficina, com senhas distribuídas meia hora antes). Depois, todos partem para a marquise, onde começa o baile. Quem estiver por ali poderá se juntar aos foliões para curtir a brincadeira.
As crianças que forem ao Sesc Santana durante o feriado poderão aprender a montar o próprio instrumento de percussão. Depois de receberem aulas de como tocá-lo, os participantes formam uma bateria de escola de samba e saem num animado desfile pela unidade.