Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

CET quer ampliar faixa de motos para o corredor Norte-Sul

Trecho atual ocupa 5,5km da 23 de Maio; projeto de ampliação de Faixa Azul precisa de autorização do governo federal

Por Clayton Freitas
Atualizado em 26 abr 2022, 17h32 - Publicado em 26 abr 2022, 17h24
Imagem mostra faixa de motos entre duas faixas de carros.
23 de Maio: faixa reservada para motos (Marcos Mattos — CET/Divulgação)
Continua após publicidade

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) protocolou um pedido no Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para implementar a Faixa Azul para motos na maior parte da extensão do corredor Norte-Sul.

+Furtos de veículos explodem na cidade de São Paulo e superam pré-pandemia

Se aprovada, a faixa irá da praça Campo de Bagatelle, na zona norte, e passará pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luiz até perto da avenida Bandeirantes, no aeroporto de Congonhas, na zona sul.

Atualmente a Faixa Azul funciona em formato de projeto piloto da praça da Bandeira até o complexo Viário Jorge João Saad, no sentido Aeroporto da via, em 5,5km de extensão. A proposta para sua ampliação em cerca de 15km do corredor Norte-Sul deve ser avaliada em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) previsto para maio próximo.

+Infestação de ratos fecha Câmara de Vereadores de Guarulhos

Aberta em 25 de janeiro, o tráfego pela faixa não é obrigatório, já que se trata apenas uma indicação no solo. A escolha da 23 se dá pelo fato de ser passagem para 2 400 motos por hora. Além disso, oito em cada dez acidentes lá envolvem esses veículos.

Balanço de três meses da operação divulgado nesta terça-feira (26) pela CET indica que não foi registrado nenhum acidente com vítima grave ou mesmo mortes na área da faixa. Mesmo passado 90 dias após a sua abertura, 12% dos motociclistas não usam o trecho no horário de pico. Esse índice vem apresentando uma leve queda desde o primeiro mês de uso, quando 14% motociclistas preferiram rodar fora dela.

Continua após a publicidade

+Estado de São Paulo tem novos chefes das polícias Civil e Militar

Apenas dois acidentes foram anotados no mês de março na Faixa Azul. Fora da faixa, foram anotados oito acidentes. Em todos eles, os motoristas não sinalizaram com a seta a mudança de faixa, provocando as batidas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP
A partir de 32,90/mês