Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Conpresp abre processo de tombamento do Complexo do Ibirapuera

Durante a análise do tombamento, nenhuma alteração poderá ser feita no local sem autorização do órgão

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 abr 2023, 15h23 • Atualizado em 11 abr 2023, 15h31
Vista aérea com o ginásio do Ibirapuera na parte inferior.
O velho ginásio do Ibirapuera, de 1957: sem conforto, tecnologia ou modernização, campeonatos e shows evitam o espaço (Carlos Alkmin/Getty Images)
Continua após publicidade
  • O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) autorizou, na última segunda-feira (10), a abertura do processo de tombamento do Complexo Esportivo do Ibirapuera. Enquanto o processo tramita, nenhuma alteração poderá ser feita no local sem a anuência do órgão.

    O equipamento fica na Zona Sul e inclui o ginásio do Ibirapuera, o estádio Ícaro de Castro Mello e o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo. Agora, o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) vai realizar as análises e estudos para verificar se o bem será ou não tombado.

    O ex-governador João Doria (sem partido, na época no PSDB) prometeu várias vezes que iria privatizar o complexo, com a ideia de transformar o local em uma arena multiuso. O plano causou resistência em diversos setores da sociedade, foi alvo de ação na Justiça e, em 2021, o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chegou a tombar provisoriamente o local, o que fez com que o projeto nunca saísse do papel.

    Siga

    Mesmo se for tombado, o local poderá ser concedido à iniciativa privada. Porém, a empresa que administrar o local terá de pedir autorizações dos órgãos de proteção ao patrimônio para fazer obras nos locais e terá de respeitar as balizas impostas por eles – a exemplo do que ocorre hoje no Mercado Municipal.

    Compartilhe essa matéria via:

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês