Conta Adolescente chega ao Facebook e menores de 16 têm lives proibidas no Instagram
Novas ferramentas serão implementadas nos próximos dos meses

A Meta divulgou na terça-feira (8) que adicionará a Conta de Adolescente no Facebook e no Messenger. A modalidade, que já existe no Instagram desde 2024, limita as contas com quem o jovem pode entrar em contato e o conteúdo que podem acessar, como forma de proteção. Além disso, os usuários têm limites de notificações durante a noite e lembretes para sair do aplicativo após 60 minutos, e só podem receber mensagens de pessoas que seguem ou com as quais já estão conectados.
Com o novo anúncio, os menores de 16 anos também serão proibidos de fazer lives no Instagram, a não ser que recebem permissão dos pais, e todas as imagens com suspeita de nudez enviadas nas mensagens diretas a esses usuários serão desfocadas. As atualizações entrarão em vigor nos próximos dois meses.
A Conta de Adolescente no Facebook e no Messenger oferecerá proteções semelhantes, além de garantir que o tempo dos adolescentes seja bem aproveitado. A opção será implementada, em um primeiro momento, em jovens dos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, mas a previsão da Meta é de que a experiência seja levada também para outras regiões. Desde setembro de 2024, 54 milhões de jovens no mundo passaram a integrar a Conta de Adolescente.
O anúncio da mudança veio algumas semanas após o lançamento de Adolescência, série da Netflix que mobilizou o público internacional ao mostrar um jovem que, influenciado por discursos misóginos das redes sociais, comete um assassinato.