De onde vem o morango do amor? Trend impactou produção de agricultores de SP
O doce viral está acelerando a demanda da fruta no interior de São Paulo

Envolto por brigadeiro e coberto com uma calda de açúcar com corante vermelho, o morango do amor viralizou como uma variação da clássica maçã do amor. Além da trend, a iguaria impactou também a produção dos agricultores no interior de São Paulo.
Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a demanda do morango já apresentava alta na produção desde o ano passado, com avanço de 14,2% entre 2023 e 2024, em regiões como Campinas.
Para os produtores, a trend aumentou ainda mais a procura pelo alimento. “Com o morango do amor, os produtores acharam um novo nicho temporário de mercado. O morango ficou mais selecionado”, explica André Barreto, extensionista da Diretoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) de Jarinu para a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo divulgou nas suas redes um vídeo sobre a fruta. Segundo eles, o estado é um dos maiores produtores de morango do Brasil.
https://www.instagram.com/reel/DMvwnGmtN_C/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Fenômeno da internet

Considerado uma variação da maçã do amor, o morango do amor viralizou no último mês nas redes sociais. A receita é simples: Morango com brigadeiro branco, coberto por uma calda de açúcar com corante.
Além de aumentar a demanda dos produtores, a trend acelerou as vendas de diversas confeiteiras brasileiras. A iguaria já tem variações com outras frutas e sabores, como morango do amor de maracujá.
