Enel diz ao Procon que chuvas deixaram cerca de 290 000 sem energia
Segundo concessionária, interrupções duraram, em média, 8 horas; empresa admite que alguns clientes esperaram mais de 20 horas por religação
Após ter sido notificada pelo Procon-SP, a Enel informou que as árvores que caíram após as chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo nos dias 18, 19 e 20 de janeiro fizeram com que o volume de ocorrências por interrupção de energia elétrica subisse 500%.
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Apenas no dia 18 de janeiro, a concessionária informou ao órgão de defesa do consumidor que 289 233 clientes ficaram no escuro, resultado de 841 ocorrências registradas.
Em média, a religação demorou oito horas, porém, ao menos 10% dos clientes demoraram mais de 20 horas para ter a energia elétrica restabelecida, segundo informações da própria empresa ao Procon.
As informações foram divulgadas pelo Procon, que cobra da empresa um prazo menor para religação. Segundo o Procon, uma resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) indica o prazo máximo de 24 horas para religação.
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Na semana passada, a maior incidência de casos foi nas regiões norte e oeste da cidade de São Paulo, além dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Jandira e Osasco.
O Procon-SP orienta ao consumidor afetado que procure solucionar o problema com a própria concessionária. Somente se o caso não for solucionado pelos canais de atendimento da empresa o cliente deve formalizar uma denúncia ao órgão. Os canais de atendimento da Enel podem ser encontrados no site https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/atendimento.html e o do Procon, no endereço www.procon.sp.gov.br