Continua após publicidade

Enel diz ao Procon que chuvas deixaram cerca de 290 000 sem energia

Segundo concessionária, interrupções duraram, em média, 8 horas; empresa admite que alguns clientes esperaram mais de 20 horas por religação

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jan 2022, 12h40 - Publicado em 27 jan 2022, 12h30
árvore caída
Queda de árvores são o principal motivo para interrupção de energia elétrica (Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo/Reprodução)
Continua após publicidade

Após ter sido notificada pelo Procon-SP, a Enel informou que as árvores que caíram após as chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo nos dias 18, 19 e 20 de janeiro fizeram com que o volume de ocorrências por interrupção de energia elétrica subisse 500%.

+Chuva abre cratera no Ipiranga; vídeo mostra carros boiando na Zona Leste

Apenas no dia 18 de janeiro, a concessionária informou ao órgão de defesa do consumidor que 289 233 clientes ficaram no escuro, resultado de 841 ocorrências registradas.

Em média, a religação demorou oito horas, porém, ao menos 10% dos clientes demoraram mais de 20 horas para ter a energia elétrica restabelecida, segundo informações da própria empresa ao Procon.

As informações foram divulgadas pelo Procon, que cobra da empresa um prazo menor para religação. Segundo o Procon, uma resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) indica o prazo máximo de 24 horas para religação.

+Prefeitura assina concessão dos parques Trianon e Mário Covas

Na semana passada, a maior incidência de casos foi nas regiões norte e oeste da cidade de São Paulo, além dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Jandira e Osasco.

Continua após a publicidade

O Procon-SP orienta ao consumidor afetado que procure solucionar o problema com a própria concessionária. Somente se o caso não for solucionado pelos canais de atendimento da empresa o cliente deve formalizar uma denúncia ao órgão. Os canais de atendimento da Enel podem ser encontrados no site https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/atendimento.html  e o do Procon, no endereço www.procon.sp.gov.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.