Entenda como será a Tarifa Social, que dá desconto na conta de água e esgoto
Iniciativa amplia número de famílias beneficiadas; reduções podem chegar a 78%

O programa Tarifa Social Paulista, que oferece desconto na conta de água e esgoto, já está em vigor. O anúncio feito na quarta-feira (23) pela secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, expande a iniciativa com a criação de uma terceira categoria de beneficiados, voltada para habitantes de núcleos urbanos informais.
Com a expansão, cerca de 748 mil novas famílias passam a receber o desconto, aproximadamente 2,2 milhões de pessoas.
O investimento de R$ 1 bilhão tem o objetivo de apoiar a população de baixa renda e impulsionar a universalização do saneamento.
Quem pode participar do Tarifa Social Paulista e quais são os descontos
O programa conta com três categorias:
Vulnerável
Garante 78% de desconto para famílias cadastradas no CadÚnico com renda per capita de até um quarto do salário mínimo
Social I
Prevê 72% de desconto para famílias com renda per capita de meio salário mínimo, desde que cadastradas no CadÚnico. Também são elegíveis desempregados com o último salário de no máximo três salários mínimos, pessoas que moram em habitações sociais e famílias com renda per capita de até meio salário mínimo que tenham pessoa com deficiência ou pessoa idosa com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada.
Social II
Famílias que residem em núcleos urbanos informais passíveis de regularização contarão com 50% de desconto aplicável ao consumo de até 15 metros cúbicos, por 24 meses contados da ligação.