As atrações de Alphaville, um dos oásis dos paulistanos
Distante 23 quilômetros da metrópole, o bairro é um dos preferidos de quem sai da capital em busca de um estilo de vida mais tranquilo
Um novo bairro sai do papel
Alphaville é um símbolo de desenvolvimento planejado. Pensando inicialmente em um distrito voltado a indústrias não poluentes, os sócios Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque lançaram, em 1974, o projeto do Alphaville Empresarial em um espaço de 5,5 milhões de metros quadrados, fruto da compra da antiga Fazenda Tamboré pelos ex-colegas da Escola Politécnica da USP. Surgiu então a ideia de criar áreas dedicadas à construção de casas para os funcionários das companhias que se instalaram na região, como uma experiência. Os residenciais começaram a fazer sucesso e consolidaram-se com 15 condomínios, organizados por número de acordo com o loteamento, dentro do distrito distribuído entre Barueri e Santana do Parnaíba.
A curiosa organização
Apesar de projetado e aprovado, o Alphaville Residencial 7 nunca saiu do papel. Isso porque o terreno destinado a esse loteamento possui alta inclinação. O último loteamento a ser comercializado foi justamente o Residencial 0. Por ser localizado no início de Alphaville, os projetistas não viam sentido em chamá-lo como 15º. Ele também é o único loteamento da região implantado em dois municípios, com 355 lotes em Barueri e 195 em Santana de Parnaíba.
Área verde como protagonista
Com cerca de 1 milhão de metros quadrados, maior que a área do Villa-Lobos, um dos principais parques paulistanos, o Parque Ecológico no bairro de Alphaville é dividido entre o Centro de Lazer e a Área do Russo, destinada à preservação ambiental. Aproximadamente 20 000 visitantes passam pelo local todos os meses para desfrutar campos de futebol, playground, teatro de arena e quiosques com churrasqueiras. A Área do Russo é um espaço dedicado à recuperação ambiental com entrada restrita às visitas monitoradas. Com ajuda de monitores é possível fazer trilhas para conhecer lagos remanescentes da retificação do rio Tietê bem como observar diversas espécies de animais silvestres. O parque já sediou o 1º Drone Experience e, todo último domingo de cada mês, recebe o Antigomobilismo, dedicado aos fãs de veículos clássicos. Av. Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville, ☎ 4191-9844. Seg. a sex., 8h às 17h. Sáb., dom. e feriados, 9h às 17h. Entrada e estac. gratuitos.
Pioneira do skate no Brasil
Projetado pelo arquiteto Reinaldo Pestana, o bairro de Alphaville foi o precursor não só de uma área bem planejada, mas também na de esportes. Construída em 1977, a pista de skate foi a primeira de São Paulo e a segunda do país, sendo considerada na época de sua inauguração a maior da América Latina, com 380 metros de comprimento. Localizado dentro do Alphaville Tênis Clube (ATC), fundado por Yojiro Takaoka e Renato de Albuquerque em 1976, o circuito passou por reformas em 2011 e parte de sua estrutura foi conservada pelo valor histórico. Alameda Paris, 555, Alphaville Residencial 1, ☎ 2188-2665.
Inspiração da sétima arte
Dirigido pelo cineasta francês e artífice da nouvelle vague (nova onda) Jean-Luc Godard, o filme Alphaville narra a história de uma cidade do futuro controlada por um robô, o Alpha 60. Lançada em 1965, a produção ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim daquele ano. Pela ideia de criar-se uma cidade inteligente, os envolvidos com o projeto do bairro optaram pelo nome Alphaville para batizar o distrito.
Aula de sustentabilidade para crianças e adultos
Com energia solar, piso de pneu, paredes de barro e estrutura de bambu, o Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) tem a proposta de descomplicar e disseminar o conhecimento sobre o assunto por meio de palestras, eventos e atividades lúdicas gratuitas. O lugar abriu suas portas em 2008 como o primeiro espaço dedicado ao tema e já beneficiou mais de 50 000 pessoas. Em sua visita, não deixe de conhecer o Jardim Sensorial, pensado para estimular os cinco sentidos dos participantes. Em 25 de agosto, das 9h às 14h, acontece a primeira Feira do Empoderamento Feminino, voltada para mulheres que atuam em projetos e serviços ligados à sustentabilidade. Alameda Michelangelo, 12, Alphaville Burle Marx. ☎ 4153-3618.
Fast-food saudável? É possível
Inaugurada em fevereiro, a Be Alpha é um restaurante de comida natural com boas opções de snacks e pratos, como tapioca e cuscuz. Há ainda frutas, sucos naturais, detox e kombucha.Hit da casa, o Sagitário, um cuscuz de farinha de milho recheado com carne-seca e queijo minas, sai por 10 reais. Aproveite para pedir o café coado do local. Artesanais e comprados diretamente do produtor no sul de Minas Gerais, os grãos são moídos na hora e servidos gratuitamente para os clientes. Shopping Flamingo. ☎ 4375-7870. Seg. a sex., 6h às 22h; sáb., 9h às 18h.