Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Evento transforma Avenida Paulista em corredor cultural

Atração, inspirada no Museum Mile, em Nova York, será gratuita e terá participação de seis importantes instituições da via

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 abr 2023, 17h28 - Publicado em 20 fev 2018, 14h27
Japan House: uma das instituições que participa do Paulista Cultural (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

No dia 11 de março acontece o Paulista Cultural, evento que consolida a importância da referida avenida na vida cultural da cidade. Por trás da programação – que conta com oficinas e visitas a exposições, entre outras atividades – estão seis instituições importantes da via: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e Masp.

Muitas das atrações serão marcadas pelo intercâmbio entre instituições. A Japan House, por exemplo, ocupa, às 11h30, uma das galerias do Centro Cultural Fiesp com uma apresentação de contos japoneses utilizando o Kamishibai (histórias que são contadas por meio de desenhos ilustrados em cartões sequenciais).

 

Lina Bo Bardi Masp
Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o Masp e pensou a ocupação do vão livre do museu (Acervo Instituto Lina Bo Bardi)

Há também outras atividades, onde os museus trabalham sua programação de exposições de outra forma. O Masp, por exemplo, promove uma série de oficinas no vão livre relacionados às histórias e narrativas afro-atlânticas. Nessa lista estão ações como Ilha de Música (interação com a musicalidade afro-brasileira), Estação Utopia da Memória (peça-instalação na qual o público realiza percurso interativo mediado por cinco personagens vindas do futuro) e Projeto Cavalete Andante (projeto que leva a pintura a diferentes espaços não convencionais).

Ainda há nessa seleção Oficina de Escultura, construção de artefatos em chapas de metal; Balé Popular Cordão da Terra, proposta relacionada à dança, ministrada por um grupo voltado para as manifestações tradicionais brasileiras; e Splashcletas, uma experiência de criação visual colaborativa.

Continua após a publicidade

A programação conta ainda com atividades paralelas, com a participação de outras instituições, como CINEARTE-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes,  Livraria Cultura/FNAC, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta. O evento, gratuito, é inspirado no Museum Mile, ação que reúne os museus da 5ª Avenida, em Nova York, anualmente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP
A partir de 32,90/mês