Falha na Linha 5 – Lilás faz passageiros andarem sobre trilhos
Problemas começaram por volta das 5h e situação só foi normalizada depois das 8h, deixando estações e terminais de ônibus sobrecarregados
Uma falha ocorrida na manhã desta quinta-feira (27) na Linha 5 – Lilás do metrô, operada pela CCR ViaMobilidade, deixou estações lotadas, causou transtornos na vida de quem tentava se deslocar e fez com que passageiros tivessem de andar pelos trilhos na estação Santo Amaro, que tem conexão com a Linha 9 – Esmeralda (administrada pela mesma concessionária).
O problema foi uma falha de sinalização na estação Santo Amaro e começou por volta das 5h, e passageiros relataram que não conseguiram embarcar nas estações Capão Redondo e Campo Limpo por algumas horas. A Operação Paese chegou a ser acionada entre as estações Giovanni Gronchi e Largo Treze.
A ViaMobilidade só informou a normalização da linha por volta das 8h. Mas as estações e terminais de ônibus da região, como o Terminal Capelinha, seguiram sobrecarregados já que muitas pessoas não conseguiram embarcar mais cedo.
Em nota, a ViaMobilidade informou que a falha de sinalização impediu a abertura das portas e que a operação foi retomada a partir das 8h13 na estação Santo Amaro.
A ViaMobilidade é alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) devido às falhas constantes nas Linhas 8 e 9, e na semana passada a empresa apresentou um plano de melhorias nos ramais. Isso porque o MP já afirmou que agiria para tentar romper o contrato – enquanto o governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), resiste à ideia e já anunciou novas privatizações no transporte sobre trilhos.