Festa de São Vito 2011 é antecipada
Comemoração terá início neste sábado (14) por conta da vinda de um fragmento do osso do santo, guardado na Itália
Celebrada há 93 anos no mês de junho, neste ano a tradicional Festa de São Vito vai chegar mais cedo ao Brás (região central). O motivo é um pequeno fragmento do osso do braço do santo, que deixará a Igreja de Polignano a Maré, uma província italiana, para vir ao Brasil pela primeira vez. Muitos milagres são atribuídos a esta relíquia, que ficará exposta aos fiéis durante a festa. Haverá uma missa solene, às 19h do sábado (14), quando começa a comemoração, marcada para acabar no dia 19 de junho.
A festa é famosa na cidade por conta da comida farta, ao som de muita música italiana. Além das mais de 30 barracas que estarão espalhadas pela rua Polignano a Mare, há ainda uma cantina próxima ao palco onde se apresentará Fred Rovella, figura tradicional do evento.
Os ingressos para a celebração custam 40 reais aos sábados, preço que inclui três pratos preparados pelas mammas italianas, e 25 reais aos domingos, com direito a dois pratos. Como de costume, toda a renda obtida com a festa será revertida para a manutenção da paróquia São Vito Mártir e para as obras sociais promovidas por ela, como o programa que distribui cestas básicas e botijões de gás a cortiços do Brás.