Continua após publicidade

Grupo campineiro encena tragicomédia no Tusp

"Diário Baldio" faz uma crônica da exclusão social por meio de personagens grotescos

Por Carol Pascoal
Atualizado em 14 Maio 2024, 12h02 - Publicado em 20 ago 2011, 00h50

Sediado em Campinas, o grupo Barracão Teatro dedica-se desde 1998 ao estudo das linguagens da máscara, do palhaço e do improviso apoiado por sólidas dramaturgias e atuações. Vez por outra, a companhia capitaneada pela diretora Tiche Vianna surge na cena paulistana e surpreende com montagens provocativas e de impacto, como a tragicomédia Diário Baldio.

Escrito por Esio Magalhães, Gabriel Bodstein, Guga Cacilhas e pela própria Tiche, o espetáculo transita entre a realidade social e o absurdo por meio de personagens grotescos e excluídos. Moradora de um lixão abandonado, Lady (papel de Gabriel Bodstein) é um ser ambíguo sexualmente trancado em um mundo de fantasias. Pelo menos até encontrar o deficiente físico Cotoco (interpretado por Esio Magalhães), capaz de fazê-la ver que sua rotina oprimida assemelha-se à de muitos outros desfavorecidos. Com a convivência, estabelecem-se um relacionamento amoroso e a possibilidade de dividir a solidão num universo onde a verdade não encontra espaço.

+ As Melhores peças em cartaz

+ Cinco peças para morrer de rir

Continua após a publicidade

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

A direção de Tiche Vianna explora muito bem o tom tragicômico dos protagonistas. Máscaras funcionam como elemento cênico para reforçar a estranheza dos dois, mostrando-os como criaturas deformadas aos olhos do público. Acomodados em sofás e pufes, os espectadores assistem às transformações do cotidiano de Lady e Cotoco. Alguns gargalham, outros esboçam um sorriso amarelo. A humanização dos personagens, porém, se torna clara no decorrer da ação e isso não deixa ninguém indiferente. Nas quintas e sextas, o Barracão Teatro também está em cartaz no Tusp com o drama “Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho” (2008), que mexe com o imaginário através de um intrigante jogo sensorial.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.