Continua após publicidade

Hostels são opção para noivos que procuram cerimônias econômicas

Casamento nessas locações está em alta na capital

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 set 2017, 15h30 - Publicado em 7 set 2017, 06h00
Bufê no Paradiso: o aluguel do espaço sai por 1 500 reais (Barbara Vanzo/Veja SP)
Continua após publicidade

Quando decidiram se casar, no fim do ano passado, a farmacêutica Raíssa Harumi e o estudante Renato Ferreira planejaram uma festa intimista, apenas com a presença de amigos e familiares próximos. A ideia era reproduzir o clima de uma cerimônia recente que haviam acompanhado em um restaurante.

Na busca pela melhor locação, acabaram topando com o Paradiso Hostel, na pacata Rua Alegrete, no Sumaré. Inaugurada em 2011, a hospedaria de seis quartos conta com um deque de madeira no quintal, por onde se espalham mesas, cadeiras e um balanço rodeado por árvores. “Ficamos apaixonados pelo lugar, tinha tudo a ver com a gente e era muito barato”, afirma Raíssa.

O evento, realizado em 3 de março, reuniu trinta convidados e custou cerca de 7 000 reais, incluindo os gastos com aluguel, comida, decoração e fotos.

Casamento hostel
Renato e Raíssa, na celebração de março: busca por um clima de festinha em casa (Monica Campos/Veja SP)

Raíssa e Renato fazem parte de uma leva de paulistanos que optam por albergues descolados para celebrar seu casamento. O público-alvo são noivos na faixa dos 25 anos de idade, atraídos pela descontração dos espaços, normalmente simpáticos e aconchegantes sobrados com quintal gramado, e movidos pelo desejo de organizar um evento para poucos convidados.

Continua após a publicidade

Para o analista de vendas Gabriel Rustice e a enfermeira Ana Carolina Ferreira, que se casaram diante de sessenta pessoas no Hostel California, em Pinheiros, em setembro de 2015, a sensação foi a de estarem organizando a cerimônia na própria casa. “Fizemos a decoração a mão, com a ajuda da família”, relembra Gabriel.

Na capital, há pelo menos cinco endereços que realizam frequentemente festas do gênero. O valor médio do aluguel de um espaço adequado para esse tipo de evento é de 3 000 reais — em um hotel, como o Grand Mercure, custa a partir de 13 000 reais o pacote mínimo com bufê.

Outros serviços podem ser incluídos. No Que Tal, na Vila Mariana, uma festa para cinquenta pessoas com DJ, bebidas e churrasco custa 6 000 reais. No mesmo bairro, o WE Hostel cobra 5 000 reais pela locação, mas é possível negociar o valor para contratar o bufê a partir de 120 reais por pessoa.

Continua após a publicidade
Casamento hostel
Gabriel e Ana Carolina: decoração feita pelos noivos (Tudo Virafoto/Veja SP)

A novidade surgiu de uma necessidade de reinvenção dos hostels. Após viver um momento de euforia durante a Copa de 2014, quando chegou a contar com cerca de 100 estabelecimentos na cidade, o setor atravessou um período de vacas magras. Quase trinta casas fecharam as portas, e as sobreviventes tiveram de diversificar a operação. Assim, várias passaram a promover eventos culturais e aniversários.

Os casamentos entraram nessa equação no fim de 2015. “O primeiro teste foi abrir nosso bar interno para o público em geral”, explica o empresário Diego Souza, dono do The Hostel, no Jardim Paulista. “Depois disso, percebi que havia demanda para a realização de festas. Hoje, elas representam 15% da nossa receita”, completa.

Continua após a publicidade

VAGA PARA CASAR

Os principais hostels que abrigam cerimônias na capital

Hostel California. Rua João Moura, 607, Pinheiros, ☎ 2619-6001. Valor: 1 800 reais.

Paradiso Hostel. Rua Alegrete, 44, Sumaré, ☎ 97587-0747. Valor: 1 500 reais.

Continua após a publicidade

Que Tal. Rua Vergueiro, 3393, Vila Mariana, ☎ 2657-3681. Valores: 2 500 reais (sábado) e 2 000 reais (domingo).

The Hostel. Rua Pamplona, 795, Jardim Paulista, ☎ 4327- 2753. Valor: 3 000 reais.

WE Hostel. Rua Morgado de Mateus, 567, Vila Mariana, ☎ 2615-2262. Valor: 5 000 reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.