Interior: roteiro das compras
O Outlet Premium, em Itupeva, caiu no gosto dos paulistanos e prevê ampliação
Se a fé move montanhas, pode-se dizer que os descontos movem turistas? A julgar pelos resultados positivos do Outlet Premium, sim. Inaugurado em junho deste ano, o empreendimento instalado em um terreno de 18 000 metros quadrados no município de Itupeva, na altura do quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, consumiu um investimento de 60 milhões de reais da General Shopping e da Senpar Terras de São José, sócias no negócio. ‘Nosso sucesso veio mais rápido do que o previsto’ diz Alexandre Dias, diretor de marketing e varejo da General Shopping- que também administra outros doze centros de compras.
O grupo esperava receber 100 000 visitantes por semana um ano após o lançamento. As visitas, no entanto, já são 30% maiores. Há dias em que o outlet recebe 25 000 pessoas. Algumas delas chegam em ônibus fretados vindos de estados como Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. Já os gaúchos, os alagoanos e os paraenses costumam aparecer em grupos de amigos ou familiares. A peregrinação fashion deve aumentar ainda mais com a chegada do verão. Isso por causa das férias escolares e dos parques vizinhos Hopi Hari e Wet’n Wild, que recebem mais turistas. Espera-se, assim, atrair semanalmente 170 000 compradores. Os paulistanos compõem 60% da clientela do lugar. Eles vão em busca de artigos de 30% a 80% mais baratos que nas lojas convencionais, de marcas como Calvin Klein e Hugo Boss. Esse é o caso da estudante Mariana Trindade, de 15 anos. Só na sexta (20), feriado da Consciência Negra, ela gastou 700 reais – entre batas, blusas, saias e tênis. ‘Vale a pena, já que os mesmos produtos nos shoppings seriam bem mais caros’, conta.
Essa foi a terceira vez em que bateu cartão (de crédito) no outlet. No mesmo dia, sua mãe, Fátima, comprou um jogo de lençol da Trousseau, e seu irmão, Rodrigo, levou um par de tênis e uma camiseta da Vans. ‘Planejo voltar daqui a duas semanas, pois sei que a Diesel vai receber novas calças’, afirma ela. Ao todo, são 100 grifes oferecidas em
oitenta lojas. Giorgio Armani e Osklen abriram as portas em outubro. Tommy Hilfiger, Les Filós e New Balance prometem inaugurar espaços nos próximos dias. Até agora, a Nike e a Adidas são as mais movimentadas. A primeira delas, por exemplo, vende 2 500 pares de tênis por fim de semana. Todo esse sucesso fez com que quarenta lojistas procurassem a General Shopping. Arezzo, Thais Gusmão, Richards e Side Walk estão entre os interessados. ‘Já estamos estudando a melhor data para ampliar nossa área útil’ antecipa Dias.’A definição deve sair no fim do verão de 2010.’ Pelo visto, os paulistanos vão ter ainda mais motivos para pegar a estrada.
A força dos descontos
80 lojas, com um total de 100 grifes, estão disponíveis no outlet de Itupeva
25 000 pessoas chegam a passar por lá diariamente, sendo 60% delas da capital
5 horas é o tempo médio da visita do paulistano
2 500 tênis da Nike são vendidos por fim de semana
250 óculos de sol são liquidados no mesmo período na Ótica Brasolin
40 marcas estão na fila de espera para ter um espaço no local