Justiça reclassifica faixa etária de ‘Encontro com Fátima Bernardes’
Decisão, que fez a atração passar de 'livre' para 'impróprio para menores de 10 anos', vem após exibição de música acusada de apologia às drogas
O Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial de quinta-feira (12) uma reclassificação etária para o programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. A atração, antes considerada como livre para todos os públicos, agora deverá ser exibida com a tarjeta que indica que não é recomendada para menores de 10 anos de idade.
Segundo o despacho da Coordenação de Políticas de Classificação Indicativa, que faz parte da pasta, a decisão foi tomada após a repercussão do episódio do dia 23 de dezembro do último ano. Na ocasião a cantora Ludmilla fez uma apresentação da música Verdinha, acusada pelo deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) de fazer apologia às drogas.
O órgão afirma na decisão que monitorou o programa durante trinta dias, começando em 15 de janeiro, para chegar ao veredito. Segundo o texto foram detectadas “tendências” que seriam incompatíveis com a classificação livre, a exemplo de temas como angústia, arma com violência, conteúdo educativo sobre sexo, descrição do consumo de drogas lícitas, linguagem depreciativa e nudez velada, entre outros.
O Ministério deu o prazo de cinco dias para que a emissora mude a classificação etária da atração. A Vejinha procurou a Globo, que afirmou que irá recorrer da decisão. “Entendemos que o conteúdo do programa está adequado à classificação livre, além de alinhado ao Código de Princípios e Valores da Globo”, diz a nota.