Continua após publicidade

Lasar Segall traz obras que retratam pessoas de costas para espectador

Crítica, historiadora da arte e ex-diretora da Pinacoteca Aracy Amaral reúne trabalhos de 32 nomes

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 16h59 - Publicado em 11 ago 2012, 00h51

Com a disseminação da profissão de curador, ficou mais difícil encontrar nas mostras da cidade visões de fato originais sobre determinado artista, período ou movimento. Por isso, vale conferir a pertinente exposição “Exercícios de Olhar, em cartaz no Museu Lasar Segall. Nela, a crítica, historiadora da arte e ex-diretora da Pinacoteca Aracy Amaral reúne 37 obras de 32 nomes ligadas por um conceito: todas trazem pessoas de costas para o público. Instigam, assim, o desejo do espectador de descobrir o que há do outro lado. Trata-se, na verdade, de um tema recorrente na história da arte, a ponto de um ótimo slide show instalado na montagem revisitar a trajetória a partir dos renascentistas Michelangelo e Leonardo da Vinci até chegar ao contemporâneo Lucian Freud, passando pelos modernos Henri Matisse e René Magritte. Ainda assim, não falta território para abordar o assunto, e Aracy aproveita a oportunidade.

+ Quatro bons motivos para visitar os nossos museus

+ Galeria Leme recebe mostras individuais de dois jovens talentos

Provenientes de coleções particulares e públicas, os trabalhos são de momentos bem distintos. A abordagem acadêmica e classicista de Eliseu Visconti e Rodolpho Amoedo rende figuras próximas da sensualidade. Tudo começa a ser distorcido na chegada das vertentes do modernismo. Candido Portinari e Vicente do Rego Monteiro apostam em formas cubistas, Oswaldo Goeldi e Lasar Segall, no expressionismo, e Anita Malfatti, por sua vez, usa as cores intensas típicas do futurismo. A geometrização chama atenção em “Menino dos Limões”, de José Pancetti, enquanto Alfredo Volpi tem lembrado o período inicial de sua produção, antes das “bandeirinhas”. Foram selecionados também exemplos mais atuais, caso de Antonio Dias, Leda Catunda e da revelação da pintura Deborah Paiva — há um vídeo, assinado por João Angelini. Dos estrangeiros, sobressaem o francês Henri de Toulouse-Lautrec e o italiano Giorgio de Chirico. E uma última curiosidade: a presença de um nu feminino feito a lápis por Mário de Andrade em 1924.

Avaliação ✪✪✪

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.