Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Lula cancela agenda do dia e comparece ao velório de Mino Carta, em SP

Presidente desmarcou encontro com ministros previsto para esta terça-feira (2)

Por Mirela Costa
2 set 2025, 17h45 • Atualizado em 2 set 2025, 18h04
lula-e-mino-carta
Lula e Mino Carta se conheciam há quase 50 anos (Instagram/@lulaoficial/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Lula cancela agenda do dia e comparece ao velório de Mino Carta, em SP Lula cancela agenda do dia e comparece ao velório de Mino Carta, em SP
  • Na tarde desta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao velório do jornalista Mino Carta, em São Paulo. A cerimônia aconteceu no Cemitério São Paulo, zona oeste da capital. Após duas semanas de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, o fundador e diretor de redação da revista Carta Capital morreu aos 91 anos.

    Lula chegou ao velório às 15h10, acompanhado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e do chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Sidônio Palmeira. Também estiveram presentes os deputados petistas Rui Falcão e Carlos Zarattini, além do presidente nacional do partido, Edinho Silva.

    Para comparecer ao velório, o presidente cancelou agendas com ministros previstas para esta terça-feira (2). A cerimônia ocorre no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) começa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de estado.

    Lula declara luto de 3 dias

    Em publicação nas redes sociais, Lula lamentou a morte do jornalista e declarou luto oficial de três dias. “Mino foi – e sempre será- uma referência para o jornalismo brasileiro por sua coragem, espírito crítico e compromisso com um país justo e igualitário para todos os brasileiros e brasileiras”, escreveu.

    Lula também comentou que conheceu Mino há quase 50 anos, quando o presidente estava à frente do Sindicato dos Metalúrgicos em São Paulo.

    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês