Continua após publicidade

Morre um dos mestres da culinária japonesa na cidade

Mitsuaki Shimizu foi um dos pioneiros a se estabelecer fora dos limites da Liberdade ao inaugurar seu restaurante na região da Paulista

Por Fábio Galib
Atualizado em 20 jan 2022, 10h28 - Publicado em 13 jan 2017, 14h03
sushiguen
Mitsuaki Shimizu no balcão do Sushiguen: sempre a postos (Fábio Galib)

Dono de uma elegância discreta própria dos orientais, Mitsuaki Shimizu figurou por décadas entre os mestres da culinária japonesa em São Paulo. Pois o sushiman, fundador e titular do Sushiguen, morreu na noite desta quinta (12), aos 75 anos, em decorrência de uma bactéria que teria sido contraída durante viagem ao Japão.

Shimizu foi um dos pioneiros a se estabelecer fora dos limites da Liberdade ao inaugurar seu restaurante na região da Paulista, em 1974. Desde então, amealhou uma fiel clientela com suas receitas tradicionais, em especial os tirashi, sushis montado na tigela de laca com o arroz no fundo e uma profusão de pescados por cima.

+ Restaurantes japoneses preparam caldo da prosperidade

Nascido em Kagoshima, na terceira maior ilha do arquipélago, ele vivia no Brasil desde 1959 e aqui trabalhou no extinto Kazumi antes de abrir seu Sushiguen, que sempre funcionou a portas fechadas em uma galeria. O velório está marcado para domingo (15) e a casa, temporariamente fechada, deve reabrir somente na segunda (16).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.