Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mural da Wandinha começa a ser removido após multa de R$ 190 mil reais

Prefeitura alega que arte da ilustradora Aline Bispo infringe a Lei Cidade Limpa

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2025, 13h14
wandinha-mural
 (Redes sociais/Divulgação)
Continua após publicidade

O mural no condomínio Ana Cintra, localizado no entorno do Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na região central de São Paulo, que ilustrava a personagem Wandinha, do seriado da Netflix, está sendo removido.

A Prefeitura de São Paulo responsabilizou o prédio por infringir a Lei nº 14.223/2006, conhecida como Lei Cidade Limpa, que proíbe a exibição direta ou indireta de nomes, marcas, logotipos, produtos ou serviços de caráter comercial em intervenções artísticas, como grafites e murais, conforme o artigo 18 da legislação.

A administração aplicou uma multa de 190 000 reais e deu um prazo de cinco dias para a remoção completa da pintura. Caso a determinação não seja cumprida, novas autuações serão aplicadas a cada 15 dias.

A arte foi realizada pela ilustradora Aline Bispo, responsável por outros murais na cidade, como o painel no CEU Campo Limpo, além de outras no Parque Minhocão.
Nas redes sociais, a artista compartilhou no dia 4 de agosto que é fã da personagem da Família Addams desde a infância. “Busquei elementos da formação da própria família, como o olhar satírico e relação com os preconceitos para com as famílias imigrantes latinas, especialmente as mexicanas, nos EUA”, explicou.
Continua após a publicidade
O mural traz a Wandinha em seu figurino clássico, com o personagem Mãozinha no ombro e cercada por espadas de São Jorge.

Continua após a publicidade

A reportagem tentou contato com a ilustradora e com o imóvel onde foi feita a pintura e não conseguiu até a conclusão desse texto, que pode ser modificado caso as partes sejam localizadas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup