Continua após publicidade

Mesmo sem chuvas, nível do Cantareira permanece estável

Reservatórios Alto Tietê e  Rio Claro subiram 0,1 ponto porcentual

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 5 dez 2016, 12h35 - Publicado em 18 abr 2015, 14h09
Cantareira
Cantareira (Luis Moura/WPP/Folhapress/)
Continua após publicidade

O Sistema Cantareira opera com -9,3% da capacidade, segundo o novo índice que começou a ser divulgado esta semana pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), após determinação da Justiça de que o índice negativo fosse fornecido. Pelo número antigo, o reservatório está com 19,9%, o mesmo valor do dia anterior. É o 76º dia sem queda do manancial.

+ Sabesp deverá divulgar volume negativo do Cantareira

O Cantareira opera desde julho de 2014 exclusivamente captando água do volume morto, que fica abaixo do nível das comportas. Pelo novo cálculo, o volume das reservas técnicas é subtraído do volume armazenado, o que deixa o valor negativo. A liminar foi concedida pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 10 de abril.

A Sabesp divulga ainda o porcentual do Cantareira considerando o volume útil acrescido do volume de reserva técnica. Nesse índice, o sistema se manteve estável com 15,4% neste sábado.

+ Os problemas ambientais da Represa de Guarapiranga

Continua após a publicidade

Na prática, tanto a metodologia que deixa o manancial com 19,9% quanto o que mostra 15,4% consideram o mesmo volume de água armazenada. O que muda é a base de comparação. Na primeira, o porcentual é resultado da divisão do volume armazenado pelo volume útil, que desconsidera o volume morto. Na segunda, a água disponível no manancial é comparada ao volume total, que traz a capacidade do Cantareira incluindo os dois volumes mortos.

Não choveu sobre o Sistema Cantareira nas últimas 24 horas. Nos dezoito primeiros dias de abril, a precipitação acumulada é de 15,7 mm, 30% do esperado para o período caso a média histórica de 2,9 mm de chuva por dia estivesse se repetindo.

Outros mananciais

Os únicos reservatórios que registraram aumento do volume de água armazenada entre sexta-feira (17) e hoje foram o Alto Tietê e o Rio Claro, que subiram 0,1 ponto porcentual, para 22,2% e 45,1% da capacidade, respectivamente.

Continua após a publicidade

+ Acompanhe as últimas notícias da cidade

Já os sistemas Guarapiranga e Alto Cotia sofreram queda no volume. O Guarapiranga opera com 83,2% da capacidade, 0,1 ponto porcentual a menos que ontem, enquanto o Alto Cotia tem 65,0%, 0,2 ponto porcentual a menos.

O Sistema Rio Grande, por sua vez, ficou estável com 96,3% da capacidade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.