Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Nova regra desobriga passageiro a entrar no primeiro táxi da fila

Texto publicado no Diário Oficial da Cidade proíbe auxiliares de "angariar passageiros ou influenciar o usuário na escolha"

Por Estadão Conteúdo
6 out 2016, 22h39 • Atualizado em 27 dez 2016, 15h15
taxis taxi
taxis taxi (Gustavo Andrade/)
Continua após publicidade
  • Uma portaria da Prefeitura sobre novas regras para os pontos de táxis na capital desobriga o passageiro a ter de entrar no primeiro carro da fila. O texto, publicado pelo Departamento de Transportes Públicos na edição de quarta (5), do Diário Oficial da Cidade, proíbe os auxiliares operacionais dos pontos de “angariar passageiros ou influenciar o usuário na escolha do táxi”.

    + Quanto custa estudar nas escolas paulistanas mais bem colocadas no Enem

    Siga

    A nova norma vem na esteira da regulamentação do táxi preto e dos serviços de transporte individual por aplicativo, como o Uber, no primeiro semestre deste ano. As regras de operação dos pontos de estacionamento valem para os taxistas nas categorias de táxi comum, rádio-táxi, especial, luxo e preto. “O usuário tem o direito de escolher qualquer veículo que esteja estacionado no ponto, independentemente de sua localização”, afirma a portaria.

    O texto determina ainda que o taxista deverá, necessariamente, ficar dentro do carro ou próximo a ele e não poderá abandonar o veículo no local. Os carros devem ser estacionados conforme a ordem de chegada dos taxistas, que só podem sair do ponto caso sejam acionados por telefone ou aplicativo, independentemente da ordem que ocupa na fila.

    + Ação pede devolução de 15 milhões de reais desviados do Teatro Municipal

    Ainda segundo a norma, os pontos de táxi só podem ser usados para atendimento a passageiro presencial ou para aguardar chamada de corrida feita por rádio, telefone, celular ou aplicativo. O taxista não pode ficar no local sem estar esperando passageiro nem estacionar o táxi em vias públicas ou privadas sem a autorização prévia do Departamento de Transporte Público.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês