Continua após publicidade

Padre Júlio recebe medalha Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Cerimônia foi realizada neste domingo (24), na Mooca, com presença do ministro Flávio Dino

Por Agência Brasil
Atualizado em 22 Maio 2024, 15h41 - Publicado em 24 set 2023, 14h52
padre-julio-flavio-dino
Padre Júlio Lancellotti, com o ministro Flavio Dino, em São Paulo (Paulo Pinto/EBC/Divulgação)
Continua após publicidade

Um reconhecimento pela luta por justiça social e direitos das pessoas em situação de rua. É o que motivou a entrega da medalha da Ordem do Mérito Nacional do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancellotti, neste domingo (24). 

+ Projeto cria endereços digitais em comunidades paulistanas

Em cerimônia na Capela São Judas Tadeu, bairro da Mooca, em São Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, homenageou o Padre Júlio e citou a passagem bíblica que diz “só há paz se há justiça”. Dino agradeceu pelos serviços humanitários prestados e disse que as ações do Padre Júlio colaboram também para a segurança pública.

O Padre Júlio Lancellotti dedicou a homenagem às pessoas em situação de rua e ao trabalho da arquidiocese. Disse que recebe a medalha com humildade e destacou que, além de esperar por políticas públicas de atenção aos direitos humanos, é preciso que cada pessoa também tenha um olhar de solidariedade.

A medalha da Ordem do Mérito Nacional é a mais alta condecoração brasileira que homenageia pessoas ou instituições pelos serviços prestados à sociedade. A cerimônia ocorreu na presença de fiéis e também do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, que chamou atenção para o problema que afeta, principalmente, as grandes cidades. O cardeal defendeu que sejam desenvolvidas políticas públicas voltadas para as pessoas que não têm onde morar com dignidade.

Continua após a publicidade

+ Tradutora leva ensino gratuito de libras para comunidades de SP

Júlio Renato Lancellotti, de 74 anos, é nascido em São Paulo. Pedagogo por formação, o religioso contribuiu para a criação da Pastoral da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, coordena a Pastoral do Povo de Rua da arquidiocese de São Paulo.

A dedicação à defesa dos Direitos Humanos levou ao Padre Júlio uma extensa lista de homenagens recebidas. Entre elas, o título Doutor Honoris Causa da PUC de São Paulo. A medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz foi determinada por um decreto presidencial, publicado em 29 de agosto deste ano.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.