Parque Ibirapuera começa a restaurar cúpula da Oca
Recuperação do espaço projetado por Niemeyer era uma das principais cobranças sobre a Urbia, empresa que assumiu a gestão da área verde em outubro de 2020
O Parque Ibirapuera começou a restaurar a parte externa da Oca, um dos locais de exposição mais icônicos de São Paulo. Devido a falhas na pintura, rachaduras e problemas estruturais, a recuperação do espaço era uma das principais cobranças sobre a Urbia, empresa que assumiu a gestão da área verde em outubro de 2020 e aguardava a liberação dos órgãos de patrimônio.
+ Veja também: Pérola Byington muda para prédio mais moderno perto da cracolândia
Criada por Oscar Niemeyer e parte do projeto arquitetônico original do Ibirapuera, a Oca recebia eventos e exposições pontuais, mesmo com as falhas na cúpula. Recentemente, abrigou uma mostra sobre o cineasta Tim Burton, terminada em agosto.
A restauração acaba de ser aprovada por órgãos de tombamento nacional (IPHAN), estadual (CONDEPHAAT) e municipal (CONPRESP). O projeto validado contempla intervenções ao longo dos 76 metros de diâmetro e 18 metros de altura de toda a cúpula externa. A estimativa é de que o custo total fique próximo a 2,5 milhões de reais.
O edifício também vai passar por uma reparação das canaletas em todo o perímetro adjacente à cúpula. “O objetivo é melhorar o sistema de captação de águas pluviais e evitar infiltrações futuras no edifício”, diz Samuel Lloyd, diretor da Urbia. “Também vamos realizar uma melhoria no paisagismo do entorno, as calçadas que estão degradadas serão refeitas, além de benfeitorias no sistema de iluminação externo”, diz o executivo.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.