PM destaca 4 600 homens para escoltar provas do Enem no estado
Entre outras funções, efetivo acompanhará o envio das provas realizadas para a central dos Correios; provas acontecem nos dias 13 e 20
A Polícia Militar prevê realizar 1 262 escoltas das cerca de 500 000 provas do Enem a serem aplicadas no estado de São Paulo a partir do domingo (13). O efetivo empregado deverá passa dos mais de 4 600 homens, segundo apurou a Vejinha.
+Prefeitura quer aumentar limite de ruído em estádios e casas de show
A chamada Operação Enem tem como objetivo garantir o sigilo do exame. Ela vem sendo organizada há meses e conta com a participação de 27 órgãos públicos estaduais e municipais, além de concessionárias e empresas tais como a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que montará um esquema especial de trânsito nas proximidades dos locais das provas.
Além de serem responsáveis pela escola das provas durante o transporte, a PM também fará o policiamento no entorno dos locais de provas capital e no interior do estado, num total de cerca de 10 000 homens distribuídos nesses pontos.
+“As pessoas do meu gabinete são negras”, diz vereador réu por racismo
Assim que os candidatos terminarem as provas, a Polícia Militar fará o acompanhamento dos exames até os centros de distribuição regionais e, de lá, para o armazém central dos Correios, de onde sairão somente para serem levadas aos locais de correção.
Esse acompanhamento já teve início no dia 1º de outubro, quando as provas saíram da gráfica onde foram confeccionadas rumo ao armazém central dos Correios. Dos Correios, os PMs também fizeram escolta até o aeroporto de Guarulhos, de onde os exames foram distribuídos para os outros 25 estados, além do Distrito Federal.
+MP investigará Ricardo Nunes por proibição de ônibus a diesel na capital
A logística em São Paulo também inclui o acompanhamento da PM do depósito dos Correios até os pontos de aplicação dos exames, o que será feito também no dia 20 de novembro.
Ao todo devem participar do Enem cerca de 3,4 milhões de candidatos de todo o Brasil. As provas, com 180 questões e redação, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Para mais detalhes, acesse o site do Inep.