Prédio de 1921 no Belenzinho, na Zona Leste, está sendo demolido
Construção art déco era sede da antiga fábrica Cotonifício Paulista, conhecida empresa têxtil do século 20
O prédio onde funcionava a antiga fábrica têxtil Cotonifício Paulista, no bairro do Belenzinho, na Zona Leste de São Paulo, se vê em fase final de demolição. Construído em 1921, o edifício de traços art déco estava abandonado e ocupado por moradores de rua até ser derrubado.
A fábrica desativada fazia parte do império do industrial italiano João Japtista Scuracchio. Ele acumulou fortuna no início do século 20 e era proprietário de empresas como o Lanifício Scuracchio, em Jacareí, e a Manufatura de Chapéus Imperial, essa última no bairro do Brás, na Rua Bresser. O imóvel não era tombado.
O antigo Cotonifício ajuda a entender a origem do bairro do Belenzinho, um reduto operário no início do século 20. Com o passar dos anos, o bairro sofreu uma transição de área industrial para residencial e muitos prédios onde funcionavam fábricas acabaram abandonados.
Moradores da região afirmam que o prédio é de um empresário italiano chamado Emílio Bono, dono de uma construtora paulistana. VEJA SÃO PAULO tentou contato com Bono, mas, até a publicação da reportagem, ele não havia se manifestado.