Continua após publicidade

Prefeitura libera anúncio de parceiro em ponte

Medida contraria artigo da Lei Cidade Limpa, que há dez anos proíbe anúncios nas chamadas obras de arte, como pontes, viadutos e passarelas

Por Estadão Conteúdo
9 Maio 2017, 08h52
A Marginal Pinheiros vista de cima de um prédio
Prefeitura publicou no sábado um edital propondo cooperação técnica com a iniciativa privada para a revitalização das Pontes Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Cidade Jardim, Engenheiro Ary Torres e do Morumbi, todas na Marginal Pinheiros (C.R./Veja SP)
Continua após publicidade

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) vai permitir que empresas privadas exponham as logomarcas em placas de até 9 metros de comprimento e 3 de altura nas pontes das Marginais do Tietê e do Pinheiros, em troca da revitalização das passagens que cruzam os dois rios em São Paulo. A medida contraria artigo da Lei Cidade Limpa, que há dez anos proíbe anúncios nas chamadas obras de arte, como pontes, viadutos e passarelas.

A Prefeitura publicou no sábado um edital propondo cooperação técnica com a iniciativa privada para a revitalização das Pontes Eusébio Matoso, Cidade Universitária, Cidade Jardim, Engenheiro Ary Torres e do Morumbi, todas na Marginal Pinheiros. O texto prevê reparos em pilares e paredes trincados, pintura de vigas e gradis, nova iluminação, câmeras de segurança e conservação das áreas verdes do entorno.

Segundo a gestão, o objetivo é “trazer benfeitorias de cunho sustentável à sociedade, por parcerias com empresas que desejam aprimorar sua responsabilidade social”. Como contrapartida, o patrocinador poderá instalar placa “de até 5% do tamanho linear em cada sentido da ponte” com sua logomarca. O anúncio também vale para viadutos, passarelas e áreas verdes das alças de acesso.

Para a urbanista Regina Monteiro, autora do projeto Cidade Limpa a medida contraria a lei que regula a paisagem urbana desde 2007. “O que está previsto é a instalação de peças informativas, não publicidade, sobre os termos da cooperação, desde que estejam distantes dessas obras de arte e não levem só o logo da empresa, mas a informação do acordo firmado com a Prefeitura”, disse.

Mesmo antes de lançar o edital, a gestão Doria já havia negociado uma parceria com a Qatar Airways para revitalização de 19 das 40 pontes das Marginais, entre elas Bandeiras, Casa Verde Interlagos e João Dias. A expectativa é de que sejam investidos 20 milhões de reais em melhorias, a partir de julho. Em troca, a companhia aérea poderá colocar sua logomarca nas pontes.

Continua após a publicidade

De acordo com o projeto obtido pelo Estado, a marca da Qatar tomaria o espaço onde atualmente estão as placas que indicam os nomes e os números das pontes, ficando bem visíveis aos cerca de 1,2 milhão de veículos que circulam por dia pelas Marginais. O projeto foi apresentado à empresa pessoalmente pelo prefeito durante viagem a Doha, em fevereiro.

“Faremos tudo de acordo com a legislação”, disse o secretário municipal de Relações Internacionais, Julio Serson. A Prefeitura informou que a Lei Cidade Limpa permite anúncios de cooperação com empresas em vias, parques, praças e logradouros públicos e que a instalação de placas da Qatar nas pontes foi alterada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.