Projeto do Sesc Parque Dom Pedro II vence prêmio internacional de arquitetura
A premiação é da Fundação Holcim para Construção Sustentável, sediada na Suíça
O projeto do novo Sesc Dom Pedro II venceu o Prêmio Holcim Foundation 2025 da Fundação Holcim para Construção Sustentável, sediada na Suíça. Eleita como uma das quatro melhores da América Latina, a obra é assinada pela Una BV Arquitetos, representada por Fábio Valentin e Fernanda Barbara.
“No centro de São Paulo, um terreno triangular abandonado espremido entre rodovias e um rio renasce como um centro comunitário vibrante para a população carente do centro da cidade”, descreve a Fundação Suíça. O projeto receberá U$ 40 mil, cerca de R$ 220 mil.
O espaço está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2026, com 9.203 m² de área do terreno e 30.645 m² de área construída total, no centro histórico da cidade. Ele faz parte do plano urbano para a região do Parque Dom Pedro II, finalizado em 2011.
Os arquitetos explicam que o projeto foi pensado para trazer vida e visibilidade para a região. “Os espaços internos do prédio foram pensados a partir de sua relação com o exterior: a visibilidade das atividades é um convite às pessoas que por lá circulam a usufruírem desse novo espaço, ao mesmo tempo em que as pessoas que usufruem das atividades oferecidas dentro do edifício possam sentir-se em contato direto com a cidade, incentivadas a usufruir da multiplicidade de usos desse entorno.”
“Além de toda programação cultural e esportiva que normalmente é oferecida pelo Sesc, o edifício terá terraços com vistas para todo o entorno, uma praça arborizada e um teatro multifuncional para 300 pessoas”, explica Fernanda.
O projeto completo do Sesc está disponível no site da UNA BV: https://unabv.com.br/cultural/sesc-parque-dom-pedro-ii/
Sobre a premiação
Com foco na sustentabilidade em todas as escalas, “destacando tendências globais que estão remodelando o design e a construção”, o prêmio é da Fundação Holcim para Construção Sustentável — organização independente sem fins lucrativos cuja missão é apoiar pessoas que são aceleradoras de mudanças para a construção sustentável. Além do programa de premiações, a Fundação organiza eventos e faz parcerias com acadêmicos e profissionais líderes do setor.
Neste ano, a Fundação anunciou 20 projetos vencedores, abrangendo a Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio e África, e América do Norte.
Além do projeto no centro da capital paulista, a Fundação premiou as “Escolas para áreas propensas a inundações”. A iniciativa de Porto Alegre é uma escola pública redesenhada para atuar como um refúgio de vários níveis durante as enchentes, garantindo abrigo vital para a comunidade local, ao mesmo tempo em que oferece uma arquitetura única que atua como uma ferramenta de aprendizagem em si.
Todos os vencedores serão apresentados em um evento em Veneza A transmissão do prêmio acontecerá no dia 20 de novembro. É necessário se registrar no site da Fundação para assistir.





