Rainha Elizabeth sente desconforto e desfalca festas de Jubileu de Platina
Comemorações são pelos 70 anos de reinado da monarca
A rainha Elizabeth II, de 96 anos, sentiu um desconforto e não participará presencialmente de uma série de eventos em comemoração aos seus 70 anos de reinado, no chamado Jubileu de Platina.
Milhares de pessoas foram até o palácio de Buckingham em Londres saudar a monarca nesta quinta-feira (2). Vários eventos já foram realizados e outros tantos estão programados até o próximo domingo (5).
Compõem o público vários líderes mundiais, artistas e celebridades. Emmanuel Macron (França) presenteou a rainha Elizabeth com um cavalo puro sangue, uma das paixões da monarca; Joe Biden (EUA) mandou mensagem e diz que ela é um exemplo.
+ “A verdade nunca perece”: leia o comunicado de Johnny Depp após processo contra Amber Heard
Entre as várias atividades em homenagem à rainha, caças ficaram em formação desenhando nos céus os números 7 e 0. Outras tropas também fizeram festas nos céus de Londres pelo longevo reinado da rainha, inclusive as esquadrias da fumaça.
No chão, uma das várias atrações foi a Horse Guards Parede, desfile que reuniu 400 músicos, 1 000 soldados e 200 guardas. Em um dos animais estavam o príncipe William. Quem também estava presente foi o Príncipe Charles, que fez uma saudação ao desfile, no que foi acompanhado pela monarca da varanda do Palácio, onde ela ficou.
Segundo o jornal britânico The Guardian, algumas vezes a rainha teve que se apoiar em uma bengala, presente que ganhou do exército pelo jubileu. Várias ruas de Londres estavam tomadas de pessoas com bandeirolas nas mãos para saudá-la. Muitos acamparam nos arredores de Buckingham para não perder nada até o próximo domingo.
Ainda segundo o Gaurdian,entre as celebrações que ela deve ficar de fora está a de ação de graças, na Catedral de São Paulo; e a iluminação no Castelo de Windsor. Essas já foram descartadas devido aos traslados previstos.