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Recebeu alerta da Defesa Civil? Entenda diferenças entre avisos sobre chuvas

Órgão enviou alerta na tarde desta segunda (10); avisos são sempre enviados quando há condições meteorológicas severas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 fev 2025, 17h41
Entenda diferença entre os tipos de alertas
Entenda diferença entre os tipos de alertas (Governo de SP/Divulgação)
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A Defesa Civil de São Paulo emitiu nesta segunda-feira (10) um novo alerta severo para riscos de alagamentos e inundações na capital paulista.

“Mantenha-se em local seguro e tenha cuidado nas próximas horas”, pedia o aviso do órgão estadual.

De acordo com o órgão, os avisos acontecem para alertar a população em caso de chuvas intensas. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil tem uma equipe de meteorologistas atuando 24 horas por dia. Ela envia alertas sempre que há previsão de condições meteorológicas severas.

A comunicação é feita pelo sistema SMS, Whatsapp, Telegram ou pela tecnologia cell broadcast que utiliza o sinal 4G ou 5G para mapear a localização das pessoas e enviar alertas para as que estão em área de risco. Neste novo sistema, os avisos são divididos em duas classificações: severo e extremo.

Entenda as diferenças entre os alertas:

  • Cell broadcast
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Desde 4 de dezembro, o estado de São Paulo passou a adotar a tecnologia cell broadcast, que permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos. Com essa tecnologia, todo celular conectado a uma antena de telefonia com sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta.

São dois tipos de alerta: severo e extremo. A emissão leva em conta um conjunto de fatores como: acumulado de chuva ocorrido na última hora, intensidade de chuva prevista para a próxima hora, velocidade dos ventos, incidência de raios, característica geológica e hidrológica da região. A análise é feita por um grupo de analistas que verificam o potencial do fenômeno e se pode causar transtornos.

Severo: não há uma urgência imediata, ou seja, a população tem mais tempo para se proteger. Este alerta indica a necessidade de medidas de proteção. O sinal sonoro se assemelha a um “beep” similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso. A tela fica congelada e a mensagem só desaparecerá se o usuário a fechar, explicou a Defesa Civil.

Extremo: é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade. Esse nível de alerta chama a população para adotar medidas de proteção imediata. Neste caso, a mensagem acionará a vibração do aparelho e um sinal sonoro, semelhante a uma sirene, ainda que o celular esteja no modo silencioso. A tela fica congelada com a mensagem e só desaparece se o usuário a fechar.

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  • SMS

Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse ou se cadastrar no WhatsApp, iniciando uma interação com o número (61) 2034-4611, segundo o órgão.

Há outras ferramentas de notificação de desastres disponíveis à população e não substituem os canais já existentes da Defesa Civil. Outras formas de alerta incluem:

Telegram: busque por “Defesa Civil Alertas” ou acesse este link, envie um “olá” e siga as instruções para se cadastrar.

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TV por assinatura: as mensagens aparecem automaticamente durante a programação, sem necessidade de cadastro.

Google Public Alerts: ao pesquisar temas relacionados a desastres no Google ou ao usar o Google Maps em uma área de risco, você poderá receber alertas e informações relevantes.

Recomendações da Defesa Civil

Nos casos de chuvas intensas, a Defesa Civil dá uma lista de orientações para a população a adotar medidas preventivas. São elas:

• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;

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• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;

• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;

• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos;

• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

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