Continua após publicidade

Saiba como será túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá

Atualmente, cerca de 78 mil pessoas e mais de 20 mil veículos utilizam as balsas para fazer a travessia diariamente

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 nov 2024, 11h47 - Publicado em 11 nov 2024, 11h38
Túnel será submerso para ligar as cidades de Santos e Guarujá
Túnel será submerso para ligar as cidades de Santos e Guarujá (Porto de Santos/Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A construção do túnel submerso que irá conectar as cidades de Santos e Guarujá na Baixada Santista será realizada por meio da contratação de uma parceria público-privada (PPP), sancionada no fim do mês pelo governo do Estado, após aprovação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O projeto tem um investimento estimado em R$ 5,9 bilhões.

O túnel será construído sob o mar e terá 870 metros de extensão. A proposta é atender à demanda crescente de transporte na de pedestres, ciclistas e motoristas que diariamente cruzam as águas entre os dois municípios.

Atualmente, cerca de 78 mil pessoas e mais de 20 mil veículos utilizam as balsas para fazer a travessia, o que gera  congestionamentos e demora no deslocamento especialmente em dias de neblina ou ressacas no mar. Com a construção do túnel, a travessia será mais rápida, segura e sem os impactos das condições climáticas ou das atividades no Porto de Santos.

Como será a obra

O túnel será imerso no fundo do mar, garantindo uma travessia segura e sem interrupções, além de minimizar o impacto ambiental na região. A estimativa do governo é de que 9 000 empregos sejam gerados.

O projeto inclui não apenas vias para veículos de passeio e comerciais, mas também uma área destinada a ciclistas e pedestres. Além disso, o túnel contará com uma faixa adaptável ao sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), permitindo uma conexão eficiente com os transportes públicos.

Continua após a publicidade

Com três faixas de cada lado, a obra trará maior fluidez ao trânsito, evitando os problemas frequentes causados pela travessia de balsas e a instabilidade marítima.

O traçado da baldeação dos passageiros do VLT para acessar o túnel será feito pela Rua José do Patrocínio, no Bairro do Macuco, em Santos, o que implicará em desapropriações de cerca de 60 imóveis.

As obras devem começar no segundo semestre de 2025 e a conclusão é prevista para 2028.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.