Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Saiba qual cidade será a primeira a ter medidores inteligentes de água em SP

Tecnologia vai garantir que as cidades participantes tenham leitura de consumo em tempo real

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2025, 11h23
São José dos Campos recebe primeiros medidores inteligentes de água
São José dos Campos recebe primeiros medidores inteligentes de água (Prefeitura de São José dos Campos/Divulgação)
Continua após publicidade

A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, será a primeira cidade do Brasil a contar com medidor inteligente de leitura do consumo de água em residências. A medida atende uma cláusula contratual entre a prefeitura e a Sabesp. concessionária. A próxima cidade a ter os medidores inteligentes deve ser São Paulo.

De acordo com a gerência regional da Sabesp, serão cerca 4,4 milhões de equipamentos nos dois municípios. Segundo a concessionária, todos os imóveis atendidos pela empresa terão a instalação do hidrômetro inteligente até 2029.

Como funciona o medidor inteligente

A tecnologia vai garantir que as cidades participantes tenham leitura de consumo em tempo real e acompanhamento direto pelo celular, por meio de aplicativo ou no site da Sabesp.

A concessionária e a Vivo fecharam um contrato de internet das coisas (IoT) no setor de água e saneamento considerado o maior projeto do mundo nessa área. A parceria permitirá a conexão e envio de dados de objetos via rede celular e alcance em locais de difícil acesso, como subsolos e áreas remotas.

O trabalho consiste na substituição dos hidrômetros antigos por medidores novos, que terão eSIM, um chip virtual parecido com o de celular, que vai transmitir as informações para a central da Sabesp em tempo real. Isso vai agilizar o atendimento, inclusive em ocorrências de falta de água.

Continua após a publicidade

O consumidor poderá acompanhar pelo celular a cota de consumo de hora em hora, receber alertas e identificar vazamentos, entre outros dados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.