Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

São Paulo vira capital da sustentabilidade com o Summit Agenda SP+Verde

Dias 4 e 5 de novembro, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo vai receber um dos maiores encontros sobre sustentabilidade do país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 out 2025, 19h06 •
Trecho do Parque Villa-Lobos visto de cima
O Parque Villa-Lobos: área verde. (SIMA/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Nos dias 4 e 5 de novembro, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, vai receber um dos maiores encontros sobre sustentabilidade do país: o Summit Agenda SP + Verde, que transformará a capital paulista no epicentro de debates sobre desenvolvimento sustentável, economia verde e inovação climática.

    O evento, de entrada gratuita, reunirá cerca de 500 palestrantes e 10 mil participantes em uma megaestrutura montada especialmente para a ocasião.

    A abertura acontecerá no palco principal Economia Verde, com capacidade para mil pessoas, e trará um debate estratégico sobre a Nova Visão da Economia Verde.

    O palco também receberá CEOs de grandes empresas e autoridades municipais para discutir temas como descarbonização, infraestrutura sustentável e inteligência artificial.

    Siga

    Presenças internacionais e lideranças corporativas

    O Summit contará com especialistas de relevância global, como Jennie Cato (TRATON Group – Scania), Luz Stella (Colombian Natural Gas Association), Katerina Elias-Trostmann (Salesforce), Wolfgang Dieker (SAP) e Alberto Mina (MIND de Milão). Eles abordarão temas que vão da descarbonização do transporte à inovação tecnológica e regeneração urbana.

    Na programação nacional, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, Natália Resende, divide o palco com Brendon Ramos (Via Appia/Rodoanel) e Carlos Piani (Sabesp) em debate sobre infraestrutura como vetor de transformação socioambiental.

    Continua após a publicidade

    Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, falará sobre a interseção entre clima e saúde, enquanto Olavo Correa, da AstraZeneca Brasil, apresentará um case de reflorestamento colaborativo da Mata Atlântica.

    O painel sobre transporte sustentável reunirá nomes como João Brito Martins (EDP South America), Gustavo Estrella (CPFL), Miguel Setas (Motiva) e Gilberto Peralta (Airbus Brasil), que discutirão os rumos da descarbonização energética e da aviação sustentável.

    Políticas públicas, ciência e sociedade

    O bloco de instituições estratégicas contará com Joaquim Levy (FIESP), Evandro Gussi (Única) e Juliano Noman (ABEAR), que debaterão o papel das políticas públicas e do financiamento climático na transição verde. A trajetória de descarbonização da indústria será apresentada por Paulo Camillo Penna (ABCP), Lucien Belmonte (ABIVIDRO) e José Carlos da Fonseca (IBÁ).

    Na área acadêmica, pesquisadores renomados como Alexander Turra, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, Carlos Nobre e Paulo Nobre reforçarão o elo entre ciência, inovação e políticas públicas.

    Continua após a publicidade

    Histórias que inspiram

    O Summit também dará espaço a lideranças sociais e culturais. A chef quilombola Laura Braga, do Quilombo da Fazenda (Ubatuba), ministrará o workshop Caponata do Coração da Banana, dentro da programação de gastronomia sustentável.

    A montanhista Aretha Duarte, primeira mulher negra brasileira a escalar o Monte Everest, será destaque no painel Protagonismo Feminino frente às Mudanças Climáticas. Já Cíntia Sanchez, cozinheira e ativista da alimentação, falará sobre segurança nutricional e cidades inteligentes.

    Na área da moda, a estilista Heloisa Faria abordará circularidade criativa e sustentabilidade nas indústrias culturais. O cineasta David Schurmann, da ONG Voz dos Oceanos, participará do painel “Fôlego Azul”, sobre o papel dos mares no equilíbrio climático.

    O evento também contará com Hermes de Sousa, fundador do Instituto Cacimba, que levará ao debate o tema “Comunidades Ativas: Territórios de Esperança”, destacando o protagonismo das periferias na agenda socioambiental.

    Continua após a publicidade

    Programação e experiências

    Com quatro eixos temáticos — Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização —, o Summit Agenda SP + Verde é um evento pré-COP, organizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP.

    Além dos debates, o público poderá participar de 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, vivências no Hub da Circularidade, visitas guiadas e apresentações culturais gratuitas, incluindo shows de Zizi Possi, Baile do Simonal, Grupo Street Dance, coro da Osesp, coral indígena e o Instituto Baccarelli.

    Serviço

    Summit Agenda SP + Verde
    Data: 4 e 5 de novembro de 2025
    Horário: Das 9h às 21h. Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
    Entrada gratuita
    Programação completa e inscrições: www.agendaspmaisverde.org.br

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês