Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

São Paulo vira capital da sustentabilidade com o Summit Agenda SP+Verde

Dias 4 e 5 de novembro, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo vai receber um dos maiores encontros sobre sustentabilidade do país

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 out 2025, 19h06
Trecho do Parque Villa-Lobos visto de cima
O Parque Villa-Lobos: área verde. (SIMA/Divulgação)
Continua após publicidade

Nos dias 4 e 5 de novembro, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, vai receber um dos maiores encontros sobre sustentabilidade do país: o Summit Agenda SP + Verde, que transformará a capital paulista no epicentro de debates sobre desenvolvimento sustentável, economia verde e inovação climática.

O evento, de entrada gratuita, reunirá cerca de 500 palestrantes e 10 mil participantes em uma megaestrutura montada especialmente para a ocasião.

A abertura acontecerá no palco principal Economia Verde, com capacidade para mil pessoas, e trará um debate estratégico sobre a Nova Visão da Economia Verde.

O palco também receberá CEOs de grandes empresas e autoridades municipais para discutir temas como descarbonização, infraestrutura sustentável e inteligência artificial.

Presenças internacionais e lideranças corporativas

O Summit contará com especialistas de relevância global, como Jennie Cato (TRATON Group – Scania), Luz Stella (Colombian Natural Gas Association), Katerina Elias-Trostmann (Salesforce), Wolfgang Dieker (SAP) e Alberto Mina (MIND de Milão). Eles abordarão temas que vão da descarbonização do transporte à inovação tecnológica e regeneração urbana.

Na programação nacional, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, Natália Resende, divide o palco com Brendon Ramos (Via Appia/Rodoanel) e Carlos Piani (Sabesp) em debate sobre infraestrutura como vetor de transformação socioambiental.

Continua após a publicidade

Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, falará sobre a interseção entre clima e saúde, enquanto Olavo Correa, da AstraZeneca Brasil, apresentará um case de reflorestamento colaborativo da Mata Atlântica.

O painel sobre transporte sustentável reunirá nomes como João Brito Martins (EDP South America), Gustavo Estrella (CPFL), Miguel Setas (Motiva) e Gilberto Peralta (Airbus Brasil), que discutirão os rumos da descarbonização energética e da aviação sustentável.

Políticas públicas, ciência e sociedade

O bloco de instituições estratégicas contará com Joaquim Levy (FIESP), Evandro Gussi (Única) e Juliano Noman (ABEAR), que debaterão o papel das políticas públicas e do financiamento climático na transição verde. A trajetória de descarbonização da indústria será apresentada por Paulo Camillo Penna (ABCP), Lucien Belmonte (ABIVIDRO) e José Carlos da Fonseca (IBÁ).

Na área acadêmica, pesquisadores renomados como Alexander Turra, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, Carlos Nobre e Paulo Nobre reforçarão o elo entre ciência, inovação e políticas públicas.

Continua após a publicidade

Histórias que inspiram

O Summit também dará espaço a lideranças sociais e culturais. A chef quilombola Laura Braga, do Quilombo da Fazenda (Ubatuba), ministrará o workshop Caponata do Coração da Banana, dentro da programação de gastronomia sustentável.

A montanhista Aretha Duarte, primeira mulher negra brasileira a escalar o Monte Everest, será destaque no painel Protagonismo Feminino frente às Mudanças Climáticas. Já Cíntia Sanchez, cozinheira e ativista da alimentação, falará sobre segurança nutricional e cidades inteligentes.

Na área da moda, a estilista Heloisa Faria abordará circularidade criativa e sustentabilidade nas indústrias culturais. O cineasta David Schurmann, da ONG Voz dos Oceanos, participará do painel “Fôlego Azul”, sobre o papel dos mares no equilíbrio climático.

O evento também contará com Hermes de Sousa, fundador do Instituto Cacimba, que levará ao debate o tema “Comunidades Ativas: Territórios de Esperança”, destacando o protagonismo das periferias na agenda socioambiental.

Continua após a publicidade

Programação e experiências

Com quatro eixos temáticos — Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade e Transição Energética e Descarbonização —, o Summit Agenda SP + Verde é um evento pré-COP, organizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP.

Além dos debates, o público poderá participar de 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, vivências no Hub da Circularidade, visitas guiadas e apresentações culturais gratuitas, incluindo shows de Zizi Possi, Baile do Simonal, Grupo Street Dance, coro da Osesp, coral indígena e o Instituto Baccarelli.

Serviço

Summit Agenda SP + Verde
Data: 4 e 5 de novembro de 2025
Horário: Das 9h às 21h. Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições: www.agendaspmaisverde.org.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês