Sem chuva há cinco dias, Cantareira tem nova elevação de nível
Reservatório está com 18,6% da capacidade. Alto Tietê e Rio Grande tiveram queda
Mesmo sem registrar chuva há cinco dias, o nível do Cantareira apresentou nova alta neste sábado (28). Boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) mostra que o sistema subiu 0,2 ponto percentual e alcançou a marca de 18,6% de sua capacidade. É o 22º. dia consecutivo que o índice aumenta.
Responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, o Cantareira teve uma elevação menor no novo cálculo da Sabesp, de apenas 0,1 ponto percentual, passando de 14,3% para 14,4%. Neste cálculo, divide-se o volume armazenado sobre o total, que considera as duas cotas de volume morto adicionadas no ano passado.
Nos outros sistemas, a notícia não é tão boa assim. Alto Tietê teve uma queda de 0,1 ponto percentual e caiu de 23% para 22,9% da sua capacidade. Já no Rio Grande, o decréscimo foi ainda menor. O sistema passou de 97,8% para 97,6% do total.
O Guarapiranga, por sua vez, manteve estabilidade, permanecendo em 85% de sua capacidade. Alto Cotia apesentou aumento de 0,1 ponto percentual e chegou a 64,4%. Mesma elevação foi registrada para o sistema Rio Claro, que está com 43,7% da capacidade.