Sites de compras evitam ida ao mercado com entrega em casa
As plataformas costumam ainda oferecer produtos mais em conta
Por Mariana Gonzalez
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13 out 2017, 06h00 • Atualizado em 11 out 2019, 12h09
(Divulgação/Divulgação)
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Abastecer a despensa pela internet facilita a vida de quem vive correndo. Há pelo menos vinte anos cadeias de supermercados investem no sistema que permite escolher os produtos no site da loja e recebê-los em casa. O Pão de Açúcar, por exemplo, atua na área desde 1995. Nos últimos tempos, no entanto, surgiram sites independentes que seguem o esquema de compra programada.
Funciona assim: as plataformas se baseiam nas recorrentes listas do mês dos clientes para monitorar preços e negociar a mercadoria direto com os fornecedores. Dessa forma, conseguem oferecer valores atrativos, cerca de 25% mais baixos em relação aos de alguns endereços eletrônicos do varejo.
Há três companhias principais que oferecem o serviço na capital: Home Refill, Shop per e Superlist. Para se ter uma ideia da economia, VEJA SÃO PAULO comparou no último dia 10 alguns preços nessas plataformas e nos sites dos mercados. No Shopper, o cappuccino 3 Corações (400 gramas) saía por 10,99 reais. O mesmo produto no Pão de Açúcar custava 19,35 reais. O feijão- branco enlatado Bonduelle valia 12,85 e 9,38 reais no Mambo e na Home Refill, respectivamente. Na Superlist, o creme dental Colgate Sensitive Pro-Alívio custava 13,21 reais, enquanto o Sonda cobrava por ele 18,49 reais.
Embora pese menos no bolso, o sistema virtual peca ao não trazer opções de frutas, verduras e congelados. Também difere dos supermercados por contar com prazos normalmente mais longos — no Home Refill, por exemplo, o delivery do primeiro pedido se dá a partir de oito dias. As taxas de despacho, porém, costumam ser menores. O frete do Mambo varia de 12 a 20 reais para a entrega em 24 horas, enquanto o da Superlist custa 4,99 reais (e sai de graça para pacotes a partir de 100 reais).
Bruna Vaz e Fabio Blanco, da Shopper: inspiração no Vale do Silício (Leo Martins/Veja SP)
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Em 2015, aos 22 anos, o economista Fabio Blanco se uniu à colega de faculdade Bruna Vaz para montar a Shopper, primeira iniciativa do tipo por aqui. A dupla se inspirou no processo “subscribe and save” (“inscreva-se e economize”, em português), criado no Vale do Silício, na Califórnia. O e-commerce conta com 15 000 paulistanos inscritos.
Em média, o número de usuários e o faturamento dobram a cada trimestre. Por enquanto, a empresa não atende a cidade toda. São 270 bairros, principalmente no centro, Zona Sul e Zona Oeste. “Temos foco nos itens de abastecimento, ou seja, artigos de limpeza, higiene e mantimentos”, afirma Blanco.
O sucesso do modelo fez surgir outras duas empresas semelhantes. Nascida em julho do ano passado, a Home Refill acumula 14 000 seguidores na capital. A Superlist foi criada em janeiro e reúne 4 700 cadastros na Grande São Paulo. Nas três plataformas, o usuário escolhe entre mais de 3 000 produtos e tira proveito de sugestões em categorias como “solteiro” e “crianças”.
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Não é preciso ficar preso sempre à mesma relação de artigos. O freguês consegue alterar quantidades e marcas de quatro a sete dias antes da entrega, além de adiar a chegada dos itens. Criador da Home Refill, Guilherme dos Santos acredita que o modelo de recorrência ajude a evitar impulsos. “Os clientes entendem melhor o que consomem e repensam a lista, prevenindo o desperdício”, diz.
A advogada Anna Maia gasta cerca de 3 000 reais mensais para abastecer o apartamento dos Jardins onde mora com o marido e o filho, além da casa de praia e do sítio da família. “Calculo exatamente o que vai para cada lugar e, no fim do mês, dá certinho”, conta. Por recomendação médica, ela foi proibida de fazer esforços físicos e começou a usar a plataforma em janeiro, para evitar o peso das sacolas.
Há três meses, a aposentada Rosa Maria Minoso, moradora de Moema, se inscreveu na Superlist. Desde então, o valor gasto para encher a despensa caiu de 500 para 300 reais por mês. No negócio, quase 20% dos inscritos são idosos. A maioria nunca havia feito compras de mercado pela web antes. “Ficava com medo e não sabia mexer, mas minha filha me ajudou”, conta Rosa. “Hoje, faço tudo sozinha.”
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Carrinho cheio
As três principais plataformas do serviço na cidade
Home Refill
Criada em julho de 2016, atende todo o estado. Na capital, leva a partir de oito dias para a primeira entrega. O frete é grátis. Tem app para Android e iOS. www.homerefill.com.br.
Shopper
Desde fevereiro de 2015, atende 270 bairros. Leva, no mínimo, sete dias para a entrega. O frete custa 9,90 reais, mas é grátis nas compras acima de 250 reais. www.shopper.com.br.
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Superlist
Nasceu em janeiro de 2017 e entrega em toda a cidade. Leva de dois a quatro dias úteis. O frete custa 4,99 reais, mas é grátis nas compras a partir de 100 reais. www.superlist.com.
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