Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Teatro de Contêiner apresenta duas alternativas para evitar despejo

Projetos desenham construção de torre de habitação e praça pública

Por Luana Machado
11 jun 2025, 17h42 •
teatro-de-conteiner
Fachada do teatro na Luz (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Os representantes do Teatro de Contêiner, espaço sociocultural na Rua dos Gusmões, apresentaram para a gestão municipal duas propostas alternativas para a permanência dele na Luz. No último dia 28, a Cia Mungunzá de Teatro, mantenedora do local, recebeu uma ordem extrajudicial da Prefeitura de São Paulo para a desocupação até esta terça-feira (10). A justificativa do município foi a construção de um hub de moradia social.

    Para evitar a mudança, o Contêiner realizou uma reunião com um grupo de arquitetos para desenhar projetos que permitam o múltiplo uso do espaço, que fica no perímetro da antiga Cracolândia. A primeira proposta desenha a ocupação de todo o quarteirão, pertencente ao município, com uma praça pública, composta por playground e quadra, além do teatro.

    teatro de conteiner
    Primeiro projeto desenhado (Reprodução/Reprodução)
    teatro de conteiner
    Segundo projeto sugerido (Reprodução/Reprodução)

    Uma segunda alternativa, prevê a construção de uma torre de habitação além da praça e, claro, manutenção do espaço teatral. “Ficaríamos responsáveis pela zeladoria da praça. É possível que nesse mesmo lote tenha tudo isso, essas propostas são justamente para o poder público entender que quando pensamos em habitação também precisamos pensar em lazer e cultura”, afirma Marcos Felipe, artista da Cia. Mungunzá.

    Siga
    Continua após a publicidade

    As lideranças do teatro aguardam a manifestação da prefeitura da cidade para convocar uma reunião sobre as alternativas. Em comunicado, a gestão reafirmou que ofereceu um terreno na Liberdade para a mudança do Teatro de Contêiner com o dobro da área atual e um aporte financeiro no valor de 2,5 milhões de reais. “As intervenções terão início nos próximos dias com uma série de ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. O espaço terá quadra esportiva, brinquedos, gramado e área de descanso. Também está prevista a construção de duas torres de apartamentos, num projeto entre COHAB e CDHU”, informaram.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês