Temporais em SP provocam queda de árvores, deixam estragos e oito feridos
Defesa Civil registrou mais de 600 chamados
A Defesa Civil Estadual de São Paulo registrou 642 chamados para quedas de árvores além de 26 para desabamentos somente entre a meia-noite e 16h10 desta segunda-feira (22).
Desde o domingo (21), quando o estado começou a registrar temporais com chuvas intensas e rajadas de ventos, foram contabilizadas 28 ocorrências, principalmente por vendavais, destelhamentos, quedas de árvores, desabamentos e colapsos de estruturas.
De acordo com o balanço, oito pessoas ficaram feridas nesse período e doze ficaram desalojadas em decorrências dos temporais.
As cidades de Rancharias, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Prudente e Presidente Venceslau, Marília, João Ramalho, Sagres, Santos, Praia Grande, Jundiaí, São José dos Campos, São Paulo, Porto Feliz, Itu, Bastos, Barra do Turvo, Piracicaba, Jahu, Caieiras, Nova Odessa e Osasco sofreram com vendavais, destelhamentos e quedas de árvores.
Em Marabá Paulista, uma vendaval com desabamento resultou em uma pessoa ferida. Já em Dracena, duas pessoas sofreram ferimentos em razão da queda de uma árvore em um veículo. Outras cinco foram feridas em Peruíbe por conta do colapso de uma estrutura após a queda de árvores.
Temporais na capital
Na cidade de São Paulo, árvores caíram na Rua Doutor Falcão Filho, sendo uma na frente da Prefeitura de São Paulo. Segundo a gestão municipal, equipes estão removendo.
Três árvores, sendo uma de grande porte e outras duas menores, caíram na Avenida Nove de Julho, nas proximidades do Terminal Bandeira, bloqueando os dois sentidos. Carros e motos estão tendo que passar pela calçada. Um dos troncos tem mais de 10 metros de altura. A previsão é que a retirada leve horas.
essa é minha rua, avenida Nove de Julho interditada pela queda de árvores bem antigas, não existe zeladoria na cidade de São Paulo, a incompetência da gestão @ricardo_nunessp frente à @prefsp é espetacular pic.twitter.com/srdChHGvoc
— 𝚅𝚊𝚕é𝚛𝚒𝚊 𝙹𝚞𝚛𝚊𝚍𝚘 © (@Valeria_Jurado6) September 22, 2025
Na Zona Norte, o Clube Manchester sofreu impactos na estrutura por conta dos ventos, com queda de árvores pequenas no espaço interno, desabamento parcial do gradil de um campo e queda de uma árvore grande na calçada.
Em nota, a prefeitura informou que em situações extremas, como as registradas nas últimas 24 horas, com fortes rajadas de vento e alto volume de chuva, são 122 equipes de poda da SMSUB e das 32 subprefeituras que atuam em regime de plantão para reduzir os impactos nas vias da cidade.





