Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Conselho decide sobre regras de tombamento da praça Vilaboim

Escritório de arquitetura pedia autorização para construção de prédios mais altos na região

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 dez 2019, 13h01 • Atualizado em 5 set 2025, 23h16
vilaboim013
Vilaboim é tombada pelo Conpresp (Fernando Moraes/Veja SP)
Continua após publicidade
  • O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) manteve nesta segunda-feira (9) as regras de tombamento da praça Vilaboim, em Higienópolis, bairro nobre do centro da capital.

    A decisão descarta de vez um recurso aberto por um escritório de arquitetura que pedia alterações nas normas propostas pelo conselho. O escritório defendia as mudanças para permitir a construção de prédios de nove andares na vizinhança. Pela legislação atual, o limite é de dois pisos.

    Em um primeiro momento, o Conpresp indeferiu o recurso do escritório de arquitetura. Em fevereiro, porém, o conselho recuou, provocando uma mobilização dos moradores de Higienópolis, que fizeram um abaixo-assinado.

    A manutenção das regras de tombamento foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultural, pasta à qual o Conpresp está vinculado.

    “A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) são favoráveis à manutenção do tombamento, como já havia sido publicamente defendido”, diz a nota enviada pela secretaria. “Também os conselheiros vinculados às secretarias municipais com assento no Conpresp votaram pela manutenção.”

    Continua após a publicidade

    + OUÇA O PODCAST #SPsonha

    Publicidade