Tráfego de caminhões e maior túnel do país: saiba como será nova pista da Imigrantes
Atualmente, o trânsito de veículos pesados para o litoral fica restrito à via Anchieta

A construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes permitirá o tráfego de caminhões no sentido litoral, atualmente restrito à via Anchieta. De acordo com o governo do estado, as características geométricas da futura nova via, que liga o Planalto à Baixada Santista, serão diferentes das da pista sul da Anchieta, com rampas e declividades de inclinação mais suaves – em média, 4% – e maiores raios de curvatura horizontal.
Serão duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser revertido em faixa de tráfego. O Sistema Anchieta-Imigrantes é uma das principais rotas para pontos estratégicos do estado, como o Porto de Santos. O projeto da terceira pista da Imigrantes prevê acesso ágil às margens direita e esquerda do porto.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), com a nova pista, a capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados . Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e quatro quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de seis quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil.
O novo traçado será composto 80% por segmentos em túneis. Para cada novo túnel da terceira pista, a depender da sua extensão, haverá um túnel paralelo, denominado túnel de emergência, destinado ao atendimento das normas de combate a incêndio.
A nova estrutura da terceira pista da Imigrantes terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.
O projeto deve atender a demanda de tráfego existente, com aumento da capacidade total estimada em 25%.
A concessionária trabalha neste momento na elaboração do projeto da obra da terceira pista da Imigrantes. Na sequência, serão produzidos os projetos básico e executivo e o processo de licenciamento ambiental. A previsão é que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.