Avatar do usuário logado
OLÁ,

Turista de SP morre em desabamento de teto de Igreja de São Francisco em Salvador

Giulia Panchoni Righaetto, de 26 anos, estava visitando local quando parte do teto desabou; outros cinco ficaram feridos

Por Carolina Farias
Atualizado em 5 fev 2025, 18h15 - Publicado em 5 fev 2025, 18h10
Interior da Igreja de São Francisco, em Salvador
Interior da Igreja de São Francisco, em Salvador (Luana Machado/Veja SP)
Continua após publicidade

Parte do teto da Igreja de São Francisco, no Pelourinho, região central de Salvador, desabou e deixou e uma pessoa morta e cinco feridas na tarde desta quarta-feira (5). A vítima fatal Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, que era de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a igreja foi construída entre os séculos XVII e XVIII. Ela também é considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. A igreja é anexa à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, outro monumento histórico de Salvador.

A construção é um dos principais pontos turísticos de Salvador, sendo conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado com ouro. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil da Bahia investiga a morte da turista. Giulia estava visitando a igreja quando o teto da basílica desabou.

Os feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. De acordo com a polícia, todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.

Continua após a publicidade

Cerca de 30 bombeiros militares de diversas unidades operacionais, além de duas ambulâncias do 12º BBM atuaram no desabamento.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) começou a periciar o local e os laudos serão essenciais para esclarecer as causas do acidente, informou a polícia.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.