Vice-cônsul da Colômbia tem alta após 11 dias internada por ser atingida por bala perdida
Claudia Katherine Ortiz Vaca estava caminhando em avenida quando foi atingida; ela não dará declarações

A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, recebeu alta após onze dias de internação após ser atingida por uma bala perdida na avenida 9 de Julho, na região central de São Paulo, dia 14 de março.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia ela continuará seu processo de recuperação em casa, junto à família e sob rigorosa observação médica. “Expressamos nossa gratidão pelas mensagens de solidariedade recebidas, bem como nosso reconhecimento ao trabalho da equipe médica que orientou e apoiou seu tratamento”, disse o comunicado do órgão.
O comunicado do governo colombiano informa que a embaixada solicitou sua intervenção para acompanhar o andamento das investigações sobre a ocorrência em que Claudia foi vítima. Dois adolescentes foram detidos na segunda-feira (24) por envolvimento no crime.
A embaixada também pediu privacidade para a vice-cônsul e que ela por enquanto não fará nenhuma declaração pública.
O crime
Claudia foi atingida por uma bala perdida quando os dois jovens tentaram assaltar uma mulher e foram impedidos por um policial de folga, que atirou contra os suspeitos e acertou a vice-cônsul, que caminhava na rua.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os adolescentes têm registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos e foram encaminhados à Fundação Casa.
Por envolver um policial, um inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e segue em andamento e a instituição também acompanha as investigações realizadas pela Polícia Civil.