Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

COMER & BEBER 2024: Mocotó leva o prêmio sustentabilidade

Os cuidados do chef Rodrigo Oliveira vão da compra de pequenos produtores ao bem-estar dos funcionários

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 set 2024, 23h12
Homem sorrindo para a foto segurando uma abóbora e um cacho de banana atrás de mesa de madeira cheia de verduras e legumes.
Produção de hortaliças e outros insumos usados no Mocotó: num sítio próprio de Rodrigo Oliveira (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade

Uma cadeia alimentar bem constituída, em especial com pequenos produtores. A produção de insumos em uma área cultivável própria. O cuidado com o descarte. A possibilidade de fornecimento de energia renovável. A preocupação com a saúde e o bem-estar dos funcionários. Esses são alguns cuidados que fazem um restaurante ter o compromisso de ser sustentável. Entre os muitos exemplos de estabelecimentos que avançam nessa direção está o Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, em particular a sede, na Vila Medeiros.

“Entendo que muitos pratos são sustentáveis, mas o que a gente busca mesmo é que o sistema seja sustentável e o saldo, sempre positivo”, explica ele, e exemplifica: “Por exemplo, usamos azeite de oliva que vem de Portugal, mas entendemos que esse ‘custo’ ambiental de trazer de longe um ingrediente superimportante para a gente pode ser compensado em pratos de quilômetro zero, como aqueles feitos com insumos do sítio Mulungu”.

O cozinheiro se refere à propriedade rural que mantém em São José dos Campos, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo. É lá que são cultivadas hortaliças como mandioca, tomate, abóbora, banana, PANCs, manga, maracujá e, mais recentemente, queijos e doce de leite. 100% da produção se destina aos restaurantes e ao consumo familiar. Rodrigo enfatiza que também foca nos pequenos frigoríficos. E tem na ponta da língua uma grande lista de pequenos fornecedores.

Uma ação de impacto é levar todo o composto de resíduo orgânico da cozinha para ser usado como adubo, depois de ser mantido em uma composteira. “Volta para a terra, que depois devolve como alimento para cá”, entusiasma-se. Mais recentemente, Rodrigo, que mantém uma área para recreação e descanso dos colaboradores, mira os telhados das casas e prédios vizinhos que se avistam da cobertura do restaurante e planeja alugá-los para ali montar uma fazenda de placas fotovoltaicas e ter energia limpa.

Mocotó
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros, ☎ 2951- 3056 (170 lugares). 12h/23h (sáb. a partir das 11h30; dom. 11h30/17h). Rolha (grátis) Tem acessibilidade.; Rua Aroaba, 333, Vila Leopoldina, ☎ 3294-4814 (80 lugares). 12h/22h (dom. até 16h; fecha seg.). Rolha (R$ 50,00) Tem acessibilidade. Aberto em 1973. $

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER de 6 de setembro de 2024, edição nº 2909.

Restaurantes

Sustentabilidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.