Kimchi, fermentado picante coreano de hortaliças, ganha primeiro festival
Evento no Bom Retiro celebra a instituição, por lei municipal, de 22 de novembro como o dia da receita asiática em São Paulo
Um evento duplo comemora a instituição do Dia do Kimchi, fermentado de hortaliças como acelga, nabo ou pepino com pimenta vermelha em pó, típico da Coreia do Sul. Embora o projeto de lei do vereador Aurélio Nomura celebre a data em 22 de novembro, o 1º Festival do Kimchi está marcado para este sábado (18) associado ao 19º Concurso de Desenho Infantil.
As atividades gratuitas em torno do kimchi estão programadas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro, entre 10h e 18h. A principal atração deve ser o workshop de cozinha, no qual os participantes recebem folhas de acelga, a pimenta e outros condimentos usados nessa salada de sabor deliciosamente explosivo. Tem duração de 60 minutos e acontece de hora em hora. Basta chegar e se inscrever. Também rola exposição sobre a história do kimchi, saboreado em praticamente todas as refeições e receita essencial na culinária sul-coreana. Ainda será possível provar comidas típicas na feirinha armada no local. Só não esqueça que tudo é muuuuito picante.
Quem pintar por lá, pode assistir a apresentações de grupos de K-Pop das 10h às 12h40. A partir desse horário, programação é dedicada a outros estilos de música e dança até o fim do evento. Outras atrações são barracas com oficinas de caligrafia coreana e sobre hanbok, a roupa tradicional coreana, que poderá ser vestida com direito a sessão de fotos. Completam as atividades um bate-papo sobre k-drama, as novelas novelas coreanas, e demonstração de k-beauty, com produtos coreanos para limpeza de pele e hidratação em um dos espaços.
Em paralelo, as crianças e adolescentes de 5 a 16 anos também podem participar do 19º Concurso de Desenho Infantil, cujo tema é o Dia do Kimchi. O concurso está dividido em três categorias e os melhores trabalhos serão divulgados, posteriormente, na premiação marcada para a quarta (22), às 19h, na Oficina Oswald Andrade.
Curiosidades sobre o kimchi
Essa salada em conserva para lá de picante é a base da alimentação coreana. Chamada de ainda de kim chi, kimchee ou gimchi, tem como ingredientes hortaliças curtidas, numa receita que acredita-se conte com pelo menos 250 anos. Na base, vai pimenta vermelha em pó misturada a vários vegetais, embora o mais comum seja a acelga ou repolho chinês, também conhecido como bok choy. A técnica de preparação desse fermentado permite que o kimchi possa se manter na geladeira por meses e até anos. À medida que o tempo passa, fica cada vez mais ardido.
Festival de Kimchi
Praça Coronel Fernando Prestes, s/n, Bom Retiro.
Sábado (18), das 10h às 18h.
Gratuito.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android