Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Gastronomia Descolada: um papo com Marcos Livi

O restaurateur gaúcho é sócio da Napoli Centrale, boa pizzaria no Mercado de Pinheiros, onde o achado é a informalidade de comer usando apenas as mãos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h07 - Publicado em 12 fev 2021, 11h19
Gastronomia Descolada - Marcos Livi
(Arquivo Pessoal/Denison Fagundes/Veja SP)

Gaúcho de São Francisco de Paula, o empresário Marcos Livi escolheu São Paulo para montar vários negócios gastronômicos. Dentre eles chama a atenção a Napoli Centrale, instalada no Mercado Municipal de Pinheiros. “Foi a primeira pizzaria de São Paulo que só abria para o almoço. O mercado fechava às 5 da tarde”, diz. Nada da pizza típica paulistana. Menos ainda da gaúcha. A receitas segue o clássico estilo de Nápoles, cidade italiana que é o berço da pizza, com coberturas individuais.

A grande experiência na Napoli Centrale, aliás, como se faz na Itália, é comer usando apenas as mãos pizzas servidas sobre um papel craft. Livi acredita que o fato de estar num entreposto contribui para a informalidade da refeição. “O mercado público é inclusivo, aberto e democrático”, sublinha. No cardápio há boas coberturas, como a de abobrinha assada com queijo de cabra e tomatinho, secundada pela margherita, a clássica combinação de molho de tomate, muçarela de búfala e manjericão.

Achados ELO - Napoli Centrale
As pedidas da pizzaria de balcão: tradição napolitana (Clayton Vieira/ELO/Divulgação)

Foi o sócio o Gil Guimarães, dono da premiada Baco, em Brasília, quem desenvolveu a massa que se transforma apenas em discos individuais e calzones fritos. Para alcançar um resultado tão excepcional, que coloca a Napoli Centrale entre as melhores pizzaria da capital paulista, Livi explica que usa a fermentação natural, embora não tenha um ambiente com temperatura controlada, o ideal nesse caso. “Controlamos a temperatura externa. Mas para ter uma boa farinha, sal, fermento, água e carinho. Nossos masseiros são muito bem treinados”, elogia a equipe.

Continua após a publicidade

Sobre o fato de dispensar talhares, o restaurateur recorda-se de uma conversa que tive com ele logo durante a premiação da edição especial COMER & BEBER, quando o Napoli Centrale faturou o título de Bom e Barato em Comidinhas. Ele garante: “Na premiação da Veja, tu me falou e eu gravei e uso. Tu disse assim: ‘não é sustentável em uma degustação milhares de talheres e não é sustentável milhares de copos em uma mesa. O ritual não pode se sobrepor ao alimento. Perde-se o objetivo de estar à mesa.”

Preocupado com a sustentabilidade, Livi não vê sentido que uma degustação, seja ela em 25 ou em 10 etapas, gere uma a quantidade de louça e de talheres para lavar. “Como aprendo rápido, apliquei em tudo, não só pizzaria. Faz jantares de 10 tempos com dois pares de talheres”, afirma o sócio ainda dos bares Verissimo e Quintana e da lanchonete e polo gastronômico Distrito Urbano, entre outros negócios.

Para escutar essa conversa bacanuda, dá o play:

Continua após a publicidade

 

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP
A partir de 32,90/mês