O retorno: chef Julien Mercier volta à cozinha do Le Bilboquet
Como o filho pródigo, ops!, digo o cozinheiro pródigo, Julien Mercier está de volta à cozinha do Le Bilboquet, bistrô que é uma franquia de Nova York. Neste retorno, a novidade é que o chef francês poderá adicionar suas próprias receitas aos clássicos do cardápio, filtrados sempre pela ótica da matriz americana. + Melhor árabe […]
Como o filho pródigo, ops!, digo o cozinheiro pródigo, Julien Mercier está de volta à cozinha do Le Bilboquet, bistrô que é uma franquia de Nova York. Neste retorno, a novidade é que o chef francês poderá adicionar suas próprias receitas aos clássicos do cardápio, filtrados sempre pela ótica da matriz americana.
+ Melhor árabe de SP, Chef Benon abre filial
Mercier começou no Bilboquet em março de 2013 antes mesmo da abertura, que aconteceu em julho desse mesmo ano. Era um contrato para uma consultoria que se estendeu por mais até 3 de junho 2014, quando o cozinheiro deu baixa. Agora, o chef foi convidado a voltar. Ele conta que sua missão é recuperar a qualidade das receitas, que oscilaram desde sua saída.
“As mudanças no cardápio acontecerão aos poucos”, adianta Mercier, que está no restaurante há três semanas. Por enquanto, as trocas de pratos aconteceram apenas nas sugestões especiais. “O menu será mais variável, mudando de acordo com os produtos, as estações e o humor do chef”, brinca.
Foram chegando a terrine de campagne com picles de produção própria, o pargo grelhado na companhia de caviar de berinjela e pimentão assado, o atum cajun com beurre blanc noisette e arroz negro cremoso, o tartare de vieira, manga e endívia.
“O novo cardápio será 50% meu e os outros 50% dos pratos continuarão da matriz. Esses, são clássicos que podem ser encontrados em qualquer bistrô”, diz.
Entre as pedidas que não devem mudar estão o frango ao tempero cajun na companhia de salada e fritas e a terrine de foie gras com brioche grelhado agora servida com compota de frutas que substituiu a geleia de vinho do Porto.
Para efetuar as mudanças, Mercier trocou toda a equipe de cozinha. “Trouxe pessoas que já trabalharam comigo”, explica. No bar, permanece Felipe Rara, autor da atual carta de drinques, renovada no mês passado.
A conferir.
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Feijoada, do Esquina Mocotó
+ Pudim de leite, do chef Alberto Landgraf
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.